19 de agosto de 2009

Uma Noite no Teatro

No sábado 22, a partir da 18h, o grupo Brincarte de Teatro estará de portas para todos apreciadores das artes na 6ª edição do Charivari. A novidade é a parceria firmada com o Museu Câmara Cascudo, que a partir desta edição passa abrigar o evento.

Com apresentações teatrais, musicais, performáticas, poesia, dança e ainda audiovisuais. O evento foi realizado a primeira vez em novembro de 2007 inaugurando o espaço do próprio grupo, que inicialmente era abrigado na Republica das Artes.

O evento cresceu mais não perdeu sua característica de acontecer em espaços alternativos, dentro do Museu acontecerá em diversos espaços, fazendo com que a platéia possa estar em qualquer lugar. Para esta edição já estão confirmadas a presença do Tropa Trupe, Movimento Hip Hop - Grupo do Marista, Projeto "Cutuques-Relalcionamentos" ( Dança-teatro); Grupo dança de rua BR e outras surpresas.

Além das apresentações artísticas no amplo espaço do Museu o Charivari contará com exposição de artesanato, cantina e bazar de coisas usadas. O valor simbólico de R$ 3,00 cobrado na entrada será destinado à manutenção do evento, que funciona por conta do grupo.

Chari o que?

O nome “Charivari” de origem francesa é dado a um costume da Idade Média original da França em que as pessoas da comunidade local se reuniam a fim de "comemorar", costume regular após casamentos, gerando algazarra e tumulto. Segundo Rodrigo Severo, integrante do Brincarte a escolha do nome foi obtida pela representatividade do Charivari, expressar-se enfim.

Seja Esperto, vá ao teatro!

Com 9 anos de estrada o grupo Brincarte de Teatro nasceu com a proposta de democratizar a arte no país, fazendo do ator um agente multiplicador-cultural, social e participante da sociedade, com uso de elementos lúdicos e artísticos com compromisso social, construindo sua própria linguagem cênica, dando acesso a toda sociedade de assistir as suas produções, no teatro convencional, nas ruas, ou em espaços alternativos e inusitados.

O nome Brincarte vem da junção de brincar –ser feliz- com arte, e é também inspirado no brincante popular das festividades e manifestações populares, no qual o ator possui em sua bagagem a expressividade de um brincante (Boi-bumbá, chegança, teatro de marionete, etc).

As primeiras reuniões do Brincarte eram realizadas no pátio da Fundação Capitania das Artes, depois houve uma integração junto ao projeto: “Arte em Movimento” no Teatro Municipal Sandoval Wanderley, onde passou a contar com uma micro-sede, este projeto era oferecido aos grupos instalados no porão do teatro com cursos e oficinas. Em seguida o grupo estabeleceu-se no antigo prédio da TV Universitária, atualmente conhecido como República das Artes, no centro da cidade.

Formado por atores-pesquisadores, desenvolve investigações individuais para construção coletiva em montagens e espetáculos. Seus últimos trabalhos foram Arlequim e seus Amores e o mensageiro dos Sonhos, ambos premiados em festivais do estado.

Serviço:
6º Charivari
Dia: 22 de agosto (sábado)
Hora: 18h
Entrada: R$ 3,00Local: Museu Câmara Cascudo, Hermes da Fonseca,1398,Tirol (vizinho ao aeroclube)

Nenhum comentário: