30 de setembro de 2009

Projeto "Nas Pegadas de Lampião" chega à Governador Dix-Sept Rosado

Ricardo Junqueira
Igreja Matriz de São Sebastião, em Governador Dix-Sept Rosado
-
A cidade de Governador Dix-Sept Rosado é marcada por belos atrativos naturais, desde cavernas, marcos edificados, ruínas, casarios antigos e prédios históricos. Trilhas como o Corte do Inglês, feita no período da exploração de gesso na região, ou marcos como as Casas de Farinha e a Igreja Matriz de São Sebastião chamam a atenção da comunidade e dos turistas que percorrem as belezas dessa terra.

E é nesse cenário que a exposição fotográfica Nas Pegadas de Lampião chega ao município de Governador Dix-Sept Rosado nesta quinta-feira, 01 de outubro, a partir das 18 horas. A mostra, instalada na sede da Secretaria Municipal de Educação, segue até o dia 14 de outubro. Nos municípios por onde já percorreu a exposição se aproxima da marca de quatro mil visitantes.

História do Município - Governador Dix-Sept Rosado

Em 1870, teve início nos sítios Gangorrinha e Quixaba de São Bento, uma produção de liliáceas. Dessa cultura originou-se uma grande atividade econômica voltada para o comércio do alho fazendo com que durante algum tempo, Governador Dix-Sept Rosado fosse chamada de capital do alho.

Devido a sua localização na orla do rio Mossoró o povoado sofreu trantornos com as águas que transbordavam. Por causa das grandes enchentes do rio São Sebastião ficou algum tempo sem sua capela. Mas a população, liderada por Manuel Joaquim de Oliveira, reconstruiu a igreja com melhor estrutura, duas torres ornamentais e em 1941 passou à condição de Igreja Matriz.

No dia de 1943, dois anos depois, o povoado passou a se chamar Sebastianópolis. Em 1912, o farmacêutico Jerônimo Rosado aproveitando as jazidas de gesso existentes em suas terras, deu início a uma indústria de extração de gipsita.

O seu esforço teve continuidade com seus filhos Jerônimo Dix-Sept Rosado Maia e Dix-Neuf Rosado Maia. Nascido em Mossoró em 1911, Jerônimo continuou a trabalhar nas jazidas de gesso do pai. Ingressou na vida pública em 1948, foi eleito prefeito de sua terra.

Em 1950, venceu uma campanha memorável para ocupar o cargo de Governador do Estado do Rio Grande do Norte. Após sua morte, causada por um acidente aéreo na capital sergipana, a Câmara Municipal de Mossoró determinou por meio da Lei no 16/51, a mudança do nome de Sebastianópolis para Governador Dix-Sept Rosado, em homenagem ao líder da região Oeste.

Pela Lei no 2.878, de 4 de abril de 1963, Governador Dix-Sept Rosado desmembrou-se de Mossoró e tornou-se município do Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário: