17 de novembro de 2009

Material de construção no meio da rua causam transtorno à população de Macau

Colocar material de construção ou entulhos no meio da rua é um costume antigo que as pessoas em Macau continuam praticando, sem se preocupar com o direito de ir e vir dos outros.

As ruas de Macau são constantemente tomadas por entulhos ou materiais de construção como areia, barro, brita e cimento. Esse material é de responsabilidade das pessoas que estão reformando ou construindo e aproveitam a via pública para fazer uma extensão da sua obra, impedindo o direito de outras pessoas trafegarem pelas ruas ou calçadas.

Toda a cidade de Macau tem uma particularidade com sua área demográfica adensada, não há mais espaço para novas construções e as pessoas não param de construir. Conforme Joad Fonseca, secretário de obras, a Prefeitura de Macau disponibiliza duas caçambas para recolher entulhos pelas ruas da cidade.

Segundo informações do secretário, na segunda e terça os resíduos são recolhidos no Porto de São Pedro, quarta e quinta no centro, e sábado no Valadão. “Quando a demanda está muito alta, a gente não consegue atender essa rotina. Nós preferimos variar diariamente, indo ao Porto ou ao Valadão, dependendo da necessidade”, disse Joab.

Ele admite que nunca houve punição para ninguém. Porém, o secretário afirmou que está notificando as pessoas, orientando a não colocar entulhos ou material de construção nas ruas, além de realizar uma campanha de conscientização. “A Prefeitura está viabilizando uns contêineres para que as pessoas possam depositar os entulhos e tirá-los do meio da rua”, disse.

Nenhum comentário: