17 de dezembro de 2009

Informes Literários

Fundo Pró-Leitura
Quartim de Moraes comenta, em artigo publicado no jornal O Estado de S.Paulo no último dia 11, sobre as polêmicas relacionadas à contribuição compulsória de 1% sobre a receita para o Fundo Pró-Leitura, como contrapartida pela desoneração fiscal concedida em 2004. Para o jornalista e editor, há um problema relacionado às entidades representativas do mundo do livro que dificulta a "indispensável interlocução com o poder público e com a sociedade e, não menos importante, de articulação dos interesses".

Universalização da biblioteca escolar
A Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados aprovou no dia 15 de dezembro proposta que exige a instalação de bibliotecas em todas as escolas públicas de educação básica brasileiras. O texto também obriga a presença de bibliotecários com formação de nível superior nessas bibliotecas e que o acervo seja "permanentemente atualizado e mantido em local próprio, atraente e acessível, com disponibilidade de acesso à internet", segundo informa a Agência Câmara.

Parcerias MinC e Petrobrás
A nova edição do Ações Petrobrás/MinC foi divulgada no dia 3 de dezembro, dando continuidade a uma parceria firmada entre as instituições em 2003. Em 2010, entre os programas beneficiados com as doações da estatal estarão o Brasiliana USP, que prevê a implantação de um Centro de Conservação e Restauro do Livro e do Papel, projeto esse cunhado pela reitoria da Universidade de São Paulo; e também o investimento de mais de R$ 1 milhão na Revista de História da Biblioteca Nacional.

Nova diretoria da Abrelivros
A Associação Brasileira dos Editores de Livros Escolares (Abrelivros) elegeu na última quinta-feira sua nova diretoria, que deve administrar a instituição no biênio de 2010 e 2011. A chapa vencedora conta em sua maioria com os mesmos dirigentes da última gestão, mantendo Jorge Yunes como presidente. A novidade deste ano foi o reforço no Conselho Fiscal, que ganhou mais um integrante, José Henrique Castillo Del Melo, e a nova cadeira para diretor-adjunto, que ficará a cargo de Vicente Paz.

Livros na televisão
A jornalista Alessandra Pontes Roscoe - do blog Contos, Cantos e Encantos - iniciou uma campanha para colocar o livro e a leitura na grade de programação da TV aberta brasileira. Mobilizando escritores, ilustradores, editores, livreiros, entidades ligadas ao livro, artistas e jornalistas, a ideia é que pessoas apareçam lendo, falando de livros, presenteando outras pessoas com livros. Nas novelas, fazer com que personagens incluam a literatura em seus repertórios de atividades.

24ª Feira do Livro de Florianópolis
Na última quarta-feira foi aberta a 24ª Feira do Livro de Florianópolis. O evento, com atrações até o dia 20 de dezembro, está abrigado no Largo da Alfândega. A programação da feira privilegia a temática natalina, com apresentações musicais de diversos grupos além dos estandes de livros.

Marcos Vilaça presidirá ABL em 2010
Eleito no dia 10 de dezembro, Marcos Vinícius Rodrigues Vilaça será o presidente da Academia no próximo ano. Vencendo por unanimidade de votos (37 votos, 1 abstenção e 1 voto branco, do próprio candidato), o pernambucano comandará a casa à frente da chapa que inclui Ana Maria Machado, Domício Proença Filho, Luiz Horta e Murilo Melo Filho.

Nenhum comentário: