13 de dezembro de 2009

Salvem o Messias

AG Sued
Só e abandonado pela família, Messia está morrendo com tuberculose nas calçadas da Cidade Alta.

Em hebraico, a palavra “Messias” significa “Ungido”, nome dado ao Libertador que viria algum dia ao povo de Israel como seu grande Salvador, Redentor, uma espécie de Profeta, Sacerdote ou Rei da parte de Deus. Para os cristãos, Jesus foi o Messias. Os judeus ainda esperam a vinda dele.

Porém, diferente do que prega o Velho Testamento, o Messias natalense é um morador de rua que está morrendo a míngua, diante dos olhos inertes dos passantes que veem apenas um molambo de gente estirado na calçada. Muito doente, ele depende da piedade alheia para sobreviver mais um dia, enquanto espera a morte chegar.

Messias passa o dia inteiro deitado na Rua Professor Zuza, na sobra dos prédios do Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda e o da Coophab, em frente à Praça Padre João Maria, no centro nervoso de Natal, onde a maioria da cidade transita. Não come, não há higiene e nem remédios. Somente um cobertor surrado para acalentar a friagem da noite.

Os vizinhos já perceberam que Messias está tuberculoso. Deitado, ele cuspe o tempo inteiro para expelir, em golfadas de catarro, sua doença. Já se tornou um caso de saúde pública porque a tuberculose pode contaminar outras pessoas. Os vizinhos disseram que já telefonaram para a Samu e até para as freiras. Até agora, ninguém veio socorrer o Messias.

Os natalense, principalmente os moradores da Cidade Alta, precisam salvar nosso Messias da morte que ameaça chegar em breve naquele beco, sob os olhares atentos do Padre João Maria. Samba, Bamba e o escambau precisam dar as mãos e tentar livrar o Messias de uma morte iminente.

5 comentários:

Ubiratan de Lemos disse...

O que deve ser feito de imediato é a sua remoção para o Giselda, que é público, algum companheiro de boa vontade? Porque não eu? Um telefonema para o SAMU não resolve? Posso encaminhá-lo a uma comunidade terapêutica 0800, mas a comorbidade(no caso a tuberculose)deve ser tratada antes, visto que Casa de recuperação não dispõe dos meios necessários ao tratamento de outras doenças(não é hospital, não dispõe de médicos,medicamentos, ...)Vamos aguardar...
E o Messias pode aguardar?
Quem sairá do virtual?

Bosco Araújo disse...

Morrer em cima de uma maca do sistema público de saúde já é uma calamidade, porém agonizar jogado no canto de uma calçada é uma sacanagem muito grande. Salve-se quem puder.

Anônimo disse...

O Messias deve procurar logo o hospital Giselda Trigueiro. O local ideal para atendimento e tratamento da doença.

Yasmine Lemos disse...

Como ele , tem outros e outros.´Triste o fato. Ligar para samu 192,190(PM)alguma viatura irá pegá-lo.É horrivel não ter uma mão solidária,estranho o SAMU ainda não ter ido,pois ja fui testemunhas de casos parecidos e eles são muito competentes e chegam no local .

O telefone do Hospital Giselda 3232-7900.

José Augusto disse...

O SAMU é muito eficiente. Não para. Está dia e noite atendendo à população da cidade do Natal. No caso particular do MESSIAS, certamente, não houve o contato necessário com o pessoal do mencionado SAMU.
Mas, de qualquer forma, é importantíssimo o alerta feito pelo BLOG. Não tenho dúvida de que as autoridades competentes tomarão conhecimento do fato, cuja natureza é de extrema gravidade, e encaminhão o MESSIAS para a unidade adequada (Hospital Giselda Trigueiro).
O MESSIAS precisa de ajuda. Vamos ajudá-lo.