14 de dezembro de 2009

Serra do Pico é espaço para trilha sertaneja e conscientização ambiental

Assessoria de Comunicação de Janduís RN
A Serra do Pico ganhou um novo cruzeiro de três metros de altura por dois de comprimento com a frente revestida de espelhos, feito com madeira de maçaranduba, que deverá ser inaugurado até o final de dezembro.

O turismo sertanejo é uma grande oportunidade de conhecer as belezas naturais das localidades e incentivar a preservação ambiental, através das chamadas "caminhadas ecológicas". Incentivar esse tipo de turismo é um dos objetivos da Secretária Municipal de Meio-Ambiente, Urbanismo e Turismo (SEMUT) que vê a importância dessa atividade para a economia local.

Janduís é um município rico em espaços naturais e a SEMUT está organizando um roteiro turístico com a finalidade de atrair pessoas interessadas em praticar turismo sertanejo e tornar tradição o que já é bastante conhecido pelos janduienses.

Dentro dessa perspectiva, a SEMUT está trabalhando a revitalização da Serra do Pico. O espaço carrega histórias antigas, lembradas pelos mais velhos, como o senhor Moacir Canuto de Araújo, mais conhecido como seu Otonízio, pai de Deusdete Fernandes.

Ele recorda que, antigamente, boa parte da população rural de Janduís visitava a Serra do Pico no dia 19 de março de cada ano, Dia de São José padroeiro das chuvas. Nessa data, essas pessoas agradeciam, através dessa peregrinação, o período chuvoso. Fincado na serra havia um velho cruzeiro feito com pedaços de lenha amarrada com panos velhos, que serviria para demarcar o local.

A Serra do Pico pode se tornar o ponto turístico mais visitado de Janduís. Somente no ano de 2008, os registros indicam mais de quinhentas visitas. Klício Vieira, que é o atual titular da SEMUT, acredita que com o incentivo o local deve ganhar mais visitantes nos próximos anos que poderão conhecer de perto as narrativas dos peregrinos agradecendo as chuvas caídas na região.

Nenhum comentário: