13 de janeiro de 2010

Em Janduís, um velho engenho é reativado

A comunidade de Lanchinhas voltou a produzir a melhor rapadura da região.

Um antigo engenho para o cultivo e processamento de cana-de-açúcar foi reativado na comunidade rural de Lanchinhas. A iniciativa, além de reativar a produção de mel e de rapadura naquela localidade, garantiu a geração de emprego e de renda para sete famílias janduienses que residem na zona rural de Janduís.

No passado, a comunidade rural de Lanchinhas era conhecida, em toda a região do médio-oeste potiguar, justamente por esse tipo de cultivo. De acordo com o secretário de Agricultura e Recursos Hídricos, Franciso Almeida Neto, o engenho era reconhecido pela quantidade e qualidade dos produtos fabricados e comercializados em Janduís e em outros municípios circunvizinhos. Apesar de toda essa tradição, o engenho já havia sido desativado há mais de vinte anos.

A reativação do engenho partiu dos novos proprietários da fazenda “Lanchinhas”, que levaram em consideração o histórico de produção do engenho e a própria tradição local. Para o secretário, a iniciativa representa um impacto positivo na comunidade, tendo em vista a contratação de pessoal para a produção de mel e de rapadura e ainda serve de exemplo empreendedor para outras comunidades rurais de Janduís.

Nenhum comentário: