10 de março de 2010

Celebrando com tapioca e feijão, assim caminha viva a poesia potiguar!

AG Sued
O poeta Harrison Gurgel, primo do funcionário do GP, mostra sua obra para o mundo via tv.

Já se foi o tempo quando a Capitania das Artes preparava um tremendo café da manhã e convidava os poetas para uma refeição matinal cheia de glamour e poesia de alta qualidade. Naquele tempo, havia distribuição dos prêmios Othoniel Menezes (poesia) e Câmara Cascudo (prosa) para incentivar a produção intelectual da aldeia potiguarânea.

O próximo 14 de Março vai amanhecer sem o “Café com Poesia”. O atual capitão das artes, o neto de seu Rodrigues, resolveu cortar a tradicional refeição matinal verdadeiramente poética na Capitania das Artes, onde havia uma confraternização entre poetas, artistas, estudantes, escritores, jornalistas e toda massa intelectual natalense. O Dia Nacional da Poesia era ansiado justamente por causa do encontro na Capitania.

Porém, o deslumbrado gestor preferiu criar um evento circense, recheado de atrações de palco. A boa idéia fica por conta do mini-curso sobre os clássicos da literatura potiguar e a mesa redonda sobre “A poesia potiguar no RN”, no mesmo momento do mini-curso. Pelo segundo ano, a Capitania fica silente em relação aos prêmios de poesia e de prosa, caracterizando o desdém que é tratado nossa literatura por quem não conseguiu terminar de ler “O Pequeno Príncipe”.

O musical de Geraldinho Carvalho, cantando a poesia potiguar no seu disco “Manhecença”, e o show do poeta popular assuence Paulo Varela são destaques na festa poética da Capitania das Artes, que acontecerá nesse sábado (dia 13 de março) à tarde, em frente ao Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão, na Ribeira. A programação ainda prevê uma enigmática “tapioca com poesia”.

Pegando carona na programação da Fundação José Augusto, a Sociedade dos Amigos do Beco da Lama e Adjacências (Samba) incrementa o velho Beco com um “feijão e poesia”, a partir do meio-dia, na espelunca de Nazareth. De Recife, vem o menestrel Allan Sales e de João Pessoa vem o show com Pedro Osmar. Ainda tem lançamento de livros e recital de poesia. A festa não tem hora pra acabar.

Seguindo as trilhas das comemorações poéticas, também para não deixar a data em branco, o Centro de Ciências, Humanas, Letras e Artes, juntamente com o Departamento de Letras, promovem no dia 15 de março (segunda-feira), o projeto "Con-Versa com Prosa", comemorando o Dia da Poesia na UFRN. O evento inicia ás 7h, na pracinha do CCHLA.

No chão que abriga dezesseis poetas por metro quadrado é quase uma obrigação cheia de alumbramento celebrar o Dia Nacional da Poesia com recital, oficinas poéticas, mini-cursos, discussão sobre a literatura potiguar, lançamento de livros, varais de cordéis, entre outras manifestações. Ainda mais se os momentos forem recheados com feijão ou tapioca poética. É pra endoidar qualquer bardo!

Um comentário:

Anônimo disse...

cuidado, essa tapioca vai ficar azeda...