17 de março de 2010

Nas quebradas de Goyaz

A cidade de Goiás Velho é um raro exemplar de arquitetura colonial no tempo do império.

O Grande Ponto ficou sem notícias durante esses dias porque o funcionário estava viajando por Goiânia, visitando alguns parentes. Ficou sem conexão. O hotel Papillon, no Setor Oeste (quase no centro), não tinha serviço de internet para seus hospedes e a lan house mais próxima era muito longe.

Capital do Estado de Goiás, Goiânia é uma cidade jovem e moderna. Inaugurada em 1933, a cidade foi construída com o especial propósito de ser o centro político e administrativo do Estado, se desenvolvendo a partir de um plano urbanístico. Uma cidade planejada pelo médico Pedro Ludovico Teixeira e o seu traçado planejado pelo arquiteto Atílio Correia Lima.

Goiânia é toda arborizada com a mata nativa do cerrado. Suas ruas largas abrigam praças que servem como rotatórias para vários destinos. É muito fácil se locomover pela cidade. A Avenida Anhanguera cruza Goiânia de ponta a ponta, um verdadeiro guia de referência para se chegar a qualquer lugar.

Com um carro alugado, visitamos a capital do Brasil. Acho que Brasília deveria servir como uma Meca e todo brasileiro deveria ir à capital do País pelo menos uma vez na vida. No centro da cidade, é possível visitar a esplanada dos ministérios, a catedral, o Palácio do Itamarati, o Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal de Justiça, a ponte, entre outros prédios.

Em Brasília, não se pode deixar de fazer uma visita ao Congresso Nacional, onde atuam nossos deputados federais e senadores. Se o visitante tiver sorte, poderá encontrar com alguns políticos no Salão Verde, circulando entre jornalistas do Brasil inteiro. O funcionário do GP não encontrou nenhum político do erre-ene.

Tiramos outro dia para conhecer a cidade de Goiás Velho, antiga capital. Uma cidade histórica com sua arquitetura em estilo colonial, com casarios do tempo do império. A Vila Boa de Goyaz já era um conhecido entreposto de outro entre Minas Gerais e o litoral mesmo antes da região ser a Capitania de Goiás, em meados do século XVII.
-
O município de Goiás Velho é cortado pelo Rio Vermelho, um afluente do Rio Araguaia, que banha a Casa de Cora Coralina, uma visita indispensável. A cidade foi tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade, pela UNESCO. A manifestação cultural mais conhecida é a Procissão do Fogaréu, durante a Semana Santa.
-
Andar pelas ruas de pedras da velha Goyaz e sentir toda a magia de um Brasil imperial foi o melhor momento da viagem ao Cerrado brasileiro. Deixamos Goiânia em direção ao aeroporto de Guarulhos, onde pegamos outro avião para Natal, e ficou a sensação que um dia voltaremos ao Planalto Central do Brasil.

Nenhum comentário: