2 de março de 2010

Informes Literários

Terremoto no Chile interrompe o Cilelij
Na semana passada, mais de 400 pessoas de 16 países participavam no Chile dos debates sobre as novas perspectivas e tendências da literatura infantil e juvenil. Mas diante da catástrofe provocada pelo terremoto ocorrido na madrugada de sábado, dia 27, em solidariedade com os falecidos, suas famílias e todo o povo chileno, e seguindo as instruções do Governo do Chile, a Fundação SM e a Direção de Bibliotecas, Arquivos e Museus, organizadores do I Congresso Ibero-Americano de Língua e Literatura Infantil e Juvenil , decidiram suspender a sua realização.

Cilelij II
Os participantes e expositores do evento, todos eles autores, ilustradores e especialistas em literatura infantil e juvenil, provenientes de 16 países de Ibero-América, não sofreram danos pessoais. Suas necessidades mais imediatas foram atendidas pela organização do encontro. Alguns dos autores relatavam os encontros e palestras do Cilelij no ¡Miau! El blog de Cuatrogatos. Agora, quando conseguem conexão à internet, comentam a situação que aflige todo o Chile.

Cilelij III
Cerca de 40 brasileiros participavam do encontro. Entre estes, duas brasileiras ganhadoras do prêmio Hans Christian Andersen, Lygia Bojunga e Ana Maria Machado, que também é membro da Academia Brasileira de Letras. Estavam também em Santiago, escritores e ilustradores, funcionários do alto escalão do MEC e do MinC, além de pesquisadores e especialistas em literatura brasileira, bem como os promotores de importantes ações de incentivo à leitura. Todos passam bem e contam com apoio da embaixada brasileira para providenciar o retorno ao país.

Cilelij IV
A abertura do Cilelij contou com a participação dos escritores Antonio Skármeta (Chile) e Juan Villoro (México), que discorreram sobre o tema “Somos o que lemos”. Ana Maria Machado ressaltou a necessidade imperiosa de que “os professores leiam mais criticamente”. Lygia Bojunga surpreendeu a todos com uma abordagem não prevista de seu poema sobre “o livro”, incorporado pelo IBBY. José Castilho Marques Neto apresentou as políticas governamentais para promoção do livro e da leitura no Brasil. A ilustradora Angela Lago mostrou trabalhos brasileiros representativos de sua área. A editora Dolores Prades abordou a história da editoração infanto-juvenil da America Latina e Caribe. E Marisa Lajolo apresentou Monteiro Lobato para os autores, pesquisadores, editores ibero americanos. A palestra de Peter O'Segae foi cancelada com a interrupção do congresso.

II Conferência Nacional de Cultura
Estão abertas as inscrições para os interessados em participar como observadores da II Conferência Nacional de Cultura. As reuniões acontecem entre os dias 11 e 14 de março, em Brasília, sendo observadores não têm direito a voz nem voto, tampouco receberão ajuda de custo. O limite é de 250 pessoas e o processo será automaticamente encerrado quando este número for atingido. Clique aqui para acessar a ficha de inscrição.

Olimpíada da Língua Portuguesa
A partir de amanhã, 2 de março, secretarias de educação e professores podem iniciar a inscrição dos nove milhões de estudantes da educação básica pública na versão 2010 da Olimpíada de Língua Portuguesa. O prazo se encerra no dia 14 de maio. Segundo o site do Ministério da Educação, a meta é alcançar 80 mil escolas e receber inscrições de 300 mil professores. O tema desta segunda edição é “O lugar onde vivo”. As adesões podem ser feitas on-line na página eletrônica do Cenpec.

Morre José Mindlin
O bibliófilo e empresário José Mindlin, de 95 anos, morreu no último dia 28 de fevereiro, em São Paulo. Como lembra o jornal O Estado de S. Paulo, “a coleção Brasiliana, composta por 17 mil títulos (ou 40 mil volumes) de literatura e manuscritos históricos (...) é o maior legado deixado por Mindlin além da herança ética que o Brasil recebe desse empresário, jornalista, ex-secretário de Cultura de São Paulo e membro das academias Brasileira e Paulista de Letra”. O presidente Lula afirmou em nota oficial que "com seu imenso amor à cultura, sua defesa da liberdade e sua conduta empresarial, (Mindlin) prestou serviços extraordinários ao país". O governador de São Paulo, José Serra, decretou luto oficial de três dias em sua memória. Clique aqui para acessar o acervo online da Brasiliana.

VOLP online
A Academia Brasileira de Letras (ABL) disponibilizou a versão online do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), adaptada às normas contidas no Acordo Ortográfico. Como explica o PublishNews, para acessar, entre no site da ABL - www.academia.org.br, clique na aba “nossa língua” e depois em “busca no Vocabulário”. Ou clique aqui .

Nenhum comentário: