18 de março de 2010

Palavra pintada, uma exposição de Vicente Vitoriano

“Palavra pintada” é um título emprestado do livro “A palavra pintada”, de Tom Wolfe. A exposição consta de uma série de trabalhos realizados em vários momentos, acrescidos de alguma coisa produzida especialmente para a montagem feita em Mossoró, entre dezembro de 2009 e janeiro de 2010, além de outros novos trabalhos inéditos.

A idéia de organizar esta exposição veio de eu observar certa recorrência no uso de texto nos trabalhos de Vicente Vitoriano. Em termos conceituais, a idéia cuidou de discutir, em parte, como Wolfe, a ascendência da teoria (crítica de arte) sobre a produção artística.

Para a realização dos trabalhos, também são muitas as abordagens técnicas, que vão da aquarela e do desenho com hidrográficas a experimentações com acrílica, sejam tintas, vernizes, resina ou pó.

A colagem assume um destaque por sua presença em várias séries, particularmente nas realizadas especialmente para a mostra. A recorrência à colagem se deve, em parte, a uma filiação à arte pop, quando uso letras de EVA (emborrachado composto de etil, vinil e acetato) compradas prontas, o que, mais uma vez leva ao ready made e à Duchamp.

Por esta via material ou técnica, a carga teórico-conceitual do projeto alcança certa trivialidade do universo da cultura de massas, mesmo que, a rigor, não “facilite” uma leitura óbvia dos trabalhos.

Palavra pintada
Uma exposição de Vicente Vitoriano
Galeria Conviv’art – NAC/UFRN – Campus Central da UFRN
Vernissage em 18.03.10
Visitação de 19.03 a 23.04.10.

Nenhum comentário: