3 de março de 2010

PretoBranco – Residência Artística

Lenilton Lima
A realização dessa residência na região de Areia Branca-RN, onde o sertão encontra o mar, traz a possibilidade de recolocar a prática artística em questão, permitindo que, com o afastamento dos universos simbólicos das cidades e de seus conglomerados informacionais, novas experiências possam se constituir.

A importância da residência demarca uma das possíveis realidades da produção artística: a relação de colaboração e aprendizado coletivo entre artistas. O elemento especial do projeto é a possibilidade de interação com a população e com a cultura local da comunidade e das cidades próximas. É interessante imaginar que as sensibilidades criativas surgem de um sítio especial, novo como território a ser explorado e com o potencial de fazer nutrir novas relações para o sensível na atualidade.

Os artistas participantes são Sayonara Pinheiro (Natal-RN), Jota Medeiros (João Pessoa-PB), Zé Frota (SP), Anchieta Rolim (Areia Branca-RN), Pedro Costa (RJ) e Vinicius Dantas (Natal-RN) e Lenilton Lima (Natal-RN) responsável pelo registro fotográfico e Danilo Tazio (Mossoró-RN) pelo registro videográfico. Todos residem em Natal, com exceção de Anchieta Rolim, que vive em Areia Branca.

A presença do sal e do petróleo, na Região da Costa Branca, modificou vertiginosamente a geografia do lugar, acentuando seus contrastes: rico/pobre, deserto/mar, ao mesmo tempo criando uma atmosfera híbrida de ambientes e paisagens. O fator econômico é uma determinante na criação de um perfil incomum e complexo, evidenciado pela presença da língua inglesa, o grande número de soropositivos, a prostituição, o reflexo da luz do sol nas pirâmides de sal, a luminosidade no trabalho provocando cegueira. A complexidade transparece na natureza: de um lado dunas, de outro sertão, do outro mar.

É nessa múltipla cadeia que se aplica a residência onde os artistas participantes estão em processo de intervenção e criação, conectando o tempo do lugar com o tempo transitório e todas as questões de presença e impermanência.

A residência foi contemplada no edital Rede Nacional de Artes Visuais da FUNARTE e Ministério da Cultura e apoio da Fundação José Augusto. Iniciou suas atividades em 22 de fevereiro de 2010 e se estenderá até dia 7 de março de 2010, ou seja, 15 dias de permanência.

Blog: http://www.projetopretobranco.blogspot.com/

E-mail: propretobranco@gmail.com

Nenhum comentário: