7 de maio de 2010

Tradições e Cultura quilombolas serão temas de exposição fotográfica na Capitania das Artes

Foto: André Cypriano
A Galeria Newton Navarro, sediada na Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), irá receber a exposição de fotografias sobre as comunidades negras quilombolas, intitulada “Tradições e Culturas da Resistência” do fotógrafo André Cypriano. As fotografias ficarão expostas de 21 de maio a 18 de junho, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.
-
A exposição já visitou mais de 15 cidades brasileiras. O registro fotográfico, inédito, realizado pelo fotógrafo documentarista André Cypriano em preto-e-branco tratado digitalmente, é resultado da pesquisa de campo em 11 comunidades negras remanescentes dos quilombos no Brasil.

A mostra pretende divulgar a realidade das comunidades quilombolas brasileiras e incentivar o diálogo entre as comunidades afrodescendentes de cada região do país por onde passa, dando-lhes visibilidade e enfatizando as questões sociais, culturais, reconhecimento e participação social.

A mostra que se iniciou em 2007, foi concebida inicialmente para poucas cidades. No entanto, devido ao interesse de público e órgãos institucionais de cultura, a exposição já circulou por várias cidades brasileiras e seis cidades da América Latina - Assunção, Buenos Aires, Montevidéu, La Paz, Lima e Bogotá.

SERVIÇO
Exposição fotográfica
“Tradições e Culturas da Resistência” do fotógrafo André Cypriano
Data: 21 de maio a 18 de junho
Local: Galeria Newton Navarro - Funcarte (Rua Câmara Cascudo, 434 – Ribeira)
Hora: segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.

Nenhum comentário: