7 de maio de 2010

Formando novos cineastas potiguares

O ITEC – Instituto Técnico de Estudos Cinematográficos entregará no dia 08 de maio, sábado, às 19,30h, no patamar da Igreja de Nossa Senhora da Conceição no distrito de Igreja Nova, São Gonçalo do Amarante os certificados de conclusão das oficinas de roteiro, fotografia e câmera de cinema e vídeo e de produção de um curta-metragem. O tema escolhido pelos alunos durante a oficina de roteiro foi corrupção, com o título “ E eu com isso?”.

Dando prosseguimento a interiorização do ensino de cinema, o ITEC também realizou esse ano, as oficinas do Projeto Cinema Para Todos nas cidades de Lajes e Assú. Os vídeos estão em processo de finalização.

Nos cinco anos de existência, o ITEC produziu 20 oficinas com uma média de 12 alunos por oficina, totalizando 240 alunos.

Temos hoje concluídos, 15 vídeos com variados temas, tanto documentários como curta-metragens, alguns premiados. Quatro vídeos estão em processo de produção, que por motivos técnicos ainda não foram editados: Maria Boa, As Cores da Arte, Ponta Negra e Caicó.

De acordo com o cineasta Carlos Tourinho, o ITEC conta com três câmeras de vídeos para os cursos: uma câmera Sony HDV-Z7, uma DVCAM -200 Sony e uma hi 8 da Sony,duas ilhas de edição não linear Equipamento de cinema: uma câmera Arriflex 35mm e uma Arriflex 16mm, as duas em perfeito estado de funcionamento, que servem para os alunos terem um contato com uma câmera de cinema ótico. "Em 2010 estaremos com mais duas câmeras digitais, sistema HDV da Sony", disse Tourinho.

Nenhum comentário: