29 de julho de 2010

Cerca de 60 alunos de jornalismo da UFRN fazem a cobertura oficial da XVI Cientec

A Fotec conta com cerca de 60 estudantes de Comunicação em sua equipe. Além da cobertura, o projeto realiza uma mostra fotográfica em seu estande.
-
A 16ª edição da Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) conta pela quinta vez com a cobertura jornalística da Agência Fotec de (foto) jornalismo, um projeto do curso de Comunicação Social da entidade.

Até essa quarta-feira, terceiro dia da feira, a agência já produziu e postou mais de 80 notícias sobre os estandes e eventos da Cientec, tendo conseguido entrevistas exclusivas com artistas potiguares como Pedro Mendes, Isaque Galvão, Sueldo Soares, Caio Padilha e banda Pedubreu. Temas como cultura, entretenimento, ciência, saúde e educação são constantemente pautadas, proporcionando conhecimento e entretenimento para os leitores do projeto.

No estande da Fotec, localizado no pavilhão 5, também pode ser conferida uma mostra fotográfica. São mais de 20 fotos com registros das edições passadas da Cientec. Segundo o coordenador da agência, Prof. Dr. Itamar Nobre, “a exposição é para divulgar o resultado das atividades de fotojornalismo durante a última CIENTEC, que aconteceu em 2009”, explica.

A Cientec 2010 está sendo realizada em conjunto com o 62º encontro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). No portal http://www.fotec.ufrn.br/ podem ser conferidas matérias e fotografias de toda a programação da feira. Um dos diferenciais de 2010, além do aumento de estudantes participantes – agora a equipe conmpreende cerca de 60 alunos, e no ano passado foram 43 – é a implementação da ferramenta Twiter (@fotec). As notícias são postadas simultaneamente no site e no microblogin.

Sobre a Agência Fotec

A Fotec, agência de fotojornalismo experimental, é uma iniciativa universitária idealizada pelo professor Dr. Itamar Nobre, do Departamento de Comunicação Social da UFRN. Na equipe, a agência conta com as funções de chefe e assistente de redação, pauteiro, assessor de imprensa, repórter de foto e texto, fotodocumentarista, editor de videodoclipe e apoio técnico, oferecendo suporte para a publicação de notícias e fotos.

Neste ano, cerca de 60 alunos das três habilitações do curso (Jornalismo, Radialismo e Publicidade & Propaganda) compõem a equipe da agência oficial do evento, que no ano passado publicou 162 matérias e oito galerias de fotos sobre as noites culturais, com mais de 17.000 visualizações.

Nenhum comentário: