19 de julho de 2010

Fórum da Rede Potiguar de Escolas Leitoras reunirá propostas para o “Manifesto por um Rio Grande do Norte de Leitores”

A quinta edição do Encontro Estadual do Fórum da Rede Potiguar de Escolas Leitoras, que ocorre nesta quinta-feira, a partir das 9h, na Assembléia Legislativa, reunirá propostas e debaterá o conteúdo do documento “Manifesto por um Rio Grande do Norte de Leitores”, cujo lançamento está previsto para ocorrer durante o 4º Seminário Potiguar Prazer em Ler, que será realizado nos dias 02 e 03 de setembro, em Natal.

A finalidade do Fórum - realizado pelo Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE) em parceria com Instituto C&A, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC), a Assembléia Legislativa, as prefeituras de Natal e Parnamirim e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e que vem sendo realizado, em Natal, desde o ano passado - é mobilizar e sensibilizar a sociedade, educadores, dirigentes de escolas, dirigentes municipais de educação e gestores públicos para a criação de uma política pública de promoção da leitura literária no Rio Grande do Norte.

A idéia é que sejam debatidos os anseios da sociedade sobre o que pode ser feito para que o Estado e Municípios se transformem em promotores da leitura literária. O debate contará com a participação de vários municípios, que foram avisados previamente e já apresentarão suas propostas e escolas que integram os 15 pólos de leitura de Natal e Parnamirim, mapeados pelo projeto Escola de Leitores. A participação do maior número possível de municípios e instituições garantirá maior amplitude e legitimidade para o Manifesto.

Na ocasião, serão realizados ainda um dueto lítero-musical, feito por Jânia Souza e Américo Pita, relatos de experiência de sete projetos de promoção à leitura que vêm obtendo sucesso e a certificação de outros oito projetos apresentados no encontro do Fórum anterior, em abril.

Nenhum comentário: