19 de julho de 2010

Capitania das Artes irá apresentar os Anais do EELP dentro da programação da SBPC Jovem

Dando continuidade ao projeto do I Encontro de Escritores de Língua Portuguesa de Natal (EELP), que foi realizado de 28 a 30 de abril deste ano, e conforme foi anunciado na época do evento, a Prefeitura do Natal, através da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), irá apresentar na próxima segunda-feira, 26, o livro referente aos Anais do I EELP. A apresentação acontecerá dentro do Ciclo de Palestras da SBPC Jovem, que será realizada aqui em Natal. A Reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência é considerado um evento de maior relevância científica do país.

O EELP foi um encontro promovido pela União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa – UCCLA - e a Prefeitura Municipal do Natal, que teve o apoio da UFRN e da LisNatal. O objetivo do encontro foi de provocar discussões, debates e interpretações das identidades literárias contemporâneas, além de promover o intercâmbio entre os escritores de países cuja língua oficial ou dominante é o português.

Dentro desta primeira ação do projeto EELP, antes da apresentação dos Anais do encontro, o professor Carlos Reis (reitor da Universidade Aberta - Lisboa), um dos ilustres convidados do I EELP, irá proferir uma palestra com o tema “José Saramago e a linguagem da História”. Carlos Reis é um dos grandes estudiosos da obra do escritor José Saramago. A palestra de Carlos Reis e a apresentação dos Anais do EELP acontecerão no primeiro dia do Ciclo de Palestras da SBPC Jovem, dia 26/07, às 9h, no auditório do Setor de aulas I - Bloco F - Sala 1, da UFRN.

O Ciclo de Palestras tem como tema central “O Universo das Linguagens”. Trata-se de uma atividade para quem aprecia televisão, internet, cinema, literatura, música, artes plásticas e quer saber mais sobre essas linguagens. Estão convidados para proferir as palestras: poetas, músicos, artistas, cientistas, escritores, produtores de televisão e vídeo ou cinema, fotógrafos e professores, formando um coro de múltiplas vozes, porém priorizando a construção de conhecimentos que não dissociam indivíduo, sociedade e cosmo.

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