13 de julho de 2010

Versos de Alto Risco

Foto: Rivaldo Junior
Antologia poética Antonio Nahud Júnior será lançada em Natal na Academia de Letras

O mais novo livro do poeta Antonio Nahud Júnior revela sua essência na epígrafe do também baiano Waly Salomão: “Eu era um mar de melancolia / um coração pedra-bruta / um mundo sem alegria / ó doce loucura que me acontece / ó língua de fogo que me entontece”. A atitude desencantada, que oscila entre o mal e seu remédio, não fecha, mas abre caminho para uma poesia que, sem pretender roçar a verdade, mas também sem desprezá-la, se coloca a meio passo entre sonho e fato, entre derrota e espera, entre encantamento e desilusão.

Fazendo parte da Coleção Selo Letras da Bahia, da Secretaria de Cultura da Bahia/Fundação Pedro Calmon, “Livro de Imagens” tem tiragem de mil exemplares e foi inicialmente distribuído em bibliotecas e escolas públicas da rede baiana de ensino. Depois de Salvador, Aracaju, Belo Horizonte, Recife, Lisboa e Sintra, será lançado em Natal no próximo dia 30 de julho, às 18h, na Academia Norte-rio-grandense de Letras (ANL).

Escritor, poeta, jornalista e agente cultural, Antonio Nahud Júnior nasceu no sul da Bahia, nas terras do sem fim do grapiúna Jorge Amado, e passou a maior parte de sua vida viajando. O primeiro livro deste escritor nômade foi publicado em 1993, “O Aprendiz do Amor”. No Brasil, morou no Rio de Janeiro, São Paulo e atualmente na capital potiguar. Na Europa, em diversos países por mais de dez anos.

Fez amigos importantes, do escritor Paul Bowles a atriz Florinda Bolkan, do poeta Hilda Hilst ao diretor teatral Gerald Thomaz, e tem matérias estampadas nos principais jornais do Brasil, Portugal e Espanha. Cultivando versos, divide o tempo entre a criação literária, viagens à trabalho e o blog “Cinzas e Diamantes”.Com oito livros publicados, Nahud entrevistou cerca de duzentas celebridades artísticas, entre os quais quatro prêmios Nobel de Literatura – José Saramago, Camilo José Cela, Gunter Grass e Doris Lessing -, entrevistas estas que podem ser lidas em “ArtePalavra – Conversas no Velho Mundo” (2003). Também tem contos, poemas, crônicas, ensaios e artigos publicados em Espanha, Portugal, Estados Unidos, Inglaterra, Argentina e França.

SERVIÇO
Lançamento: Livro de Imagens
de Antonio Nahud Júnior
Datas: 30 de julho, sexta-feira, às 18h
Local: Academia Norte-rio-grandense de Letras (ANL)
Preço do livro: R$ 25,00
Número de páginas: 226

Um comentário:

Cinzas e Diamantes disse...

Obrigado, caro amigo!
Aguardo você lá.
Abração,