26 de agosto de 2010

Todos contra o cigarro

O próximo domingo (29) foi estabelecido como o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Anualmente, o tabagismo mata mais de quatro milhões de pessoas no mundo. Fumantes passivos também podem desenvolver mesmas doenças dos ativos.

O tabagismo é a maior causa de morte evitável do mundo. Mesmo assim, mata mais de quatro milhões de pessoas anualmente. Embora os dados ainda sejam desoladores, os governos mundiais se organizam no sentido de combater esse mal, considerado um problema de saúde pública. Aqui no Brasil, o poder público instituiu o dia 29 de agosto como o Dia Nacional de Combate ao Fumo.

iniciativa pretende jogar luz nos danos políticos, econômicos e sociais causados pelo uso do tabaco, bem como mobilizar a população brasileira a abraçar a causa. Muitos tipos de câncer são causados pelo fumo. O mais recorrente é o de pulmão, seguido pelo de esôfago, estômago, cólon, bexiga, laringe e mama.

Além disso, patologias como enfisema pulmonar, bronquite, doenças cardiovasculares, impotência sexual, dentre muitas outras, estão associadas ao hábito de fumar. Ainda que, hoje, a população esteja mais esclarecida em relação aos males causados pelo tabagismo, muitas pessoas resistem a parar de fumar.

Tratamento

Tratamentos medicamentosos comprovados cientificamente podem combater o tabagismo. Dr. Hylar cita os adesivos à base de nicotina e buropiona como eficazes. “Eles diminuem a ansiedade e a necessidade de fumar”, diz, complementando que o tratamento tem de ”estar associado a acompanhamento psicológico”. Largar o vício ou evitá-lo é, portanto, uma questão de escolha.

Serviço:
Dia Nacional de Combate ao Fumo
Quando? 29 de agosto (domingo)

Nenhum comentário: