10 de setembro de 2010

Informes Literários

Feira do Livro de Porto Alegre
Do dia 29 de outubro a 15 de novembro, as ruas em torno da Praça da Alfândega em Porto Alegre (RS) estarão repletas de livros. Durante esse período, acontece a 56ª Feira do Livro de Porto Alegre, uma das mais antigas do país e que conserva o conceito de feira até hoje ao ficar instalada em uma praça da cidade e com atividades culturais completamente acessíveis ao público. Na programação, o 3º Seminário A arte de contar histórias, que acontece de 4 a 7 de novembro nos Armazéns A e A1 do Cais do Porto, já está com as inscrições abertas. Entre os ministrantes, estarão oficineiros do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, além do francês Eric Chartiot.

Bibliotecas públicas
Entre os dias 8 e 12 de novembro, três eventos discutem, no Rio de Janeiro, a biblioteca pública. Trata-se do XVII Encontro Nacional do Sistema de Bibliotecas Públicas; do V Simpósio Latino-Americano de Bibliotecas Públicas; e do I Colóquio Latino-Americano de Bibliotecas Públicas e Comunidades Indígenas. Todos sediados no Auditório Machado de Assis da Fundação Biblioteca Nacional. As inscrições poderão ser feitas entre 4 e 22 de outubro. Mais informações pelo email: cgsnbp@bn.br

Obras Acessíveis
O Ministério da Cultura publicou no último dia 25 a relação dos projetos habilitados no Edital de Fomento à Produção, Difusão e Distribuição de Livros em Formato Acessível. Os não-habilitados têm cinco dias para interpor recurso. O edital irá investir R$ 1 milhão “em projetos que fomentem a produção, difusão e distribuição de livros em formato acessível para pessoas com deficiência visual, ou seja, livros convertidos por meio de técnicas especializadas de adaptação, que proporcionem descrição ou narração das possíveis representações gráficas presentes na obra, nos formato Daisy, Braille, livro falado (voz humana ou sintetizada) ou outro formato que permita o acesso de todas as pessoas, prioritariamente aquelas com deficiência visual, ao seu conteúdo, excetuados os livros didáticos.”

Argentina perde o último maldito de sua literatura
Faleceu no sábado, 21 de agosto, aos 69 anos, o escritor argentino Rodolfo Fogwill, vítima de um enfisema pulmonar. Autor de mais de 20 livros, foi o ganhador do Prêmio Nacional de Literatura em 2004 e era conhecido por sua postura transgressora e libertária que inspirou toda uma geração de autores de seu país. Entre suas obras mais aclamadas está Os Pichicegos – Malvinas, uma batalha subterrânea, que ficou famosa pelo estilo provocador e causou polêmica por tratar da história de soldados desertores entre argentinos e ingleses em 1982. Confira a seção Favoritos desta edição.

Prêmio União Latina de Tradução Especializada
Presente na Bienal Internacional do Livro de São Paulo desde 2000 e com a parceira da Câmara Brasileira do Livro, o prêmio tem o intuito de valorizar a língua portuguesa e o trabalho do tradutor especializado. A entrega do Prêmio União Latina de Tradução Especializada desse ano aconteceu no dia 22 de agosto, último dia da Bienal do Livro, e dos mais de 70 livros inscritos, a ganhadora foi a tradutora Miriam Bettina Paulina Oelsner, com seu livro LTI – A linguagem do Terceiro Reich, de Victor Klemperer.

Concurso prorrogado
A Academia Brasileira de Letras prorrogou o prazo de inscrições para o concurso "Conte o conto sem aumentar um ponto". Agora, os interessados têm até 14 de outubro para enviar seus trabalhos. O resultado será divulgado no dia 25 de novembro. A proposta é trabalhar, de forma distinta do original, o conto A Cartomante, de Machado de Assis, não ultrapassando os 1778 caracteres usados pelo escritor para finalizar sua obra, desde o trecho indicado pelo concurso.

Livro digital no Brasil
Pesquisa realizada pelo Grupo GfK analisou, segundo o comunicado distribuído à imprensa, “o conhecimento e a intenção de compra da população em relação ao livro digital”. A sondagem aponta que 67% dos entrevistados não conhecem o e-book. No entanto, 56% do que já ouviram falar da tecnologia pretendem comprar um leitor digital caso o preço seja acessível. “A intenção de compra do livro eletrônico é mais alta entre os entrevistados dos 25 aos 34 anos, 67%, e praticamente igual entre homens e mulheres, com 56% e 55% respectivamente”.

Nenhum comentário: