14 de setembro de 2010

O Marujo Poeta

Poeta e artista visual Jean Sartief lança o livro O mar sou eu

A cidade sempre se impõem sobre seus artistas há inúmeras gerações. Não foi diferente na Grécia, não é diferente em Natal, terra de inúmeros poetas. São quantos para cada rua? Um deles com certeza é Jean Sartief que lança no Espaço Cultural Buraco da Catita, no dia 22 de setembro, quarta- feira, a partir das 19h, seu quarto livro de poesias em que mistura a cidade, o mar, as contradições sentimentais de amar e odiar e muita, muitas idéias criativas para compor a visualidade do livro.

As poesias são sobre a cidade, sobre o relacionamento do autor com o mar que ao mesmo tempo é ele e é o outro, ser amado, passante na rua, conhecido ou desconhecido. Sartief amadureceu e a qualidade do livro está nessa composição entre a bem sucedida poesia (curta, redonda e de força arrebatadora) e as criações visuais. Sartief percorre a poesia desde a adolescência parindo seu primeiro livro em 1997. Já nas artes visuais sua primeira exposição foi em 1992, na galeria do NAC, na UFRN.

O mar sou eu possibilita a cada leitor um encontro com o imaginário sem o sentimentalismo romântico e deslizes vulgares as quais a poesia volta e meia é publicada pelo país. Sartief surpreende pela concisão e delicadeza; pelo esmero e personalidade nas palavras que nos adentram a alma. O livro é numerado e tem edição única limitada a 300 exemplares.

A vitalidade do artista é transposta em sua obra. Lá é possível ver a intensidade com que Sartief se lança a vida, sem medo do incerto e das inevitáveis dores que percorrem com força o caminho dos que ousam viver a liberdade e acreditar no mar como refúgio.

Lançamento do livro de poesias O mar sou eu
Autor: Jean Sartief
Data: 22 de setembro, quarta-feira
Local: Espaço Cultural Buraco da Catita
Hora: a partir das 19h
Valor do livro: R$ 20,00
Contato: 84 – 8722.9600 - sartief@ig.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Estive com o poeta um dia desses e com os livros na mão saí mais encantada ainda. Parabéns ao mar e a terra do Natal que nos presenteia com poetas tão sensíveis e poesias tão arrebatadoras!

Doralice - De Cuiabá em Natal