20 de outubro de 2010

Uma associação para ciclistas potiguares

Foto: Davison Cavalcanti
O funcionário do Grande Ponto (de camisa vermelha) é um dos sócios fundadores da Acirn junto com Haroldo Mota e demais ciclistas.

Uma data emblemática. Exatamente no dia 10 do 10 de 2010, às 10 horas da matina, foi criada a Associação dos Ciclistas do Rio Grande do Norte (Acirn) por um grupo de pessoas que buscam um modo de vida saudável, usando a bicicleta como meio socializador e de saúde. Pela iniciativa e luta em favor do meio-ambiente potiguar, Haroldo Mota foi aclamado presidente da entidade.

De acordo com Haroldo Mota, que também é fundador/presidente da Ong Baobá, a Acirn é mais um instrumento para que as pessoas que gostam de andar de bicicleta tenham uma voz para falar junto aos órgãos públicos. “Os principais objetivos da Acirn são: promover a saúde, a defesa da preservação e conservação do meio ambiente, através do estímulo ao uso de bicicletas, promovendo a cidadania e a inclusão social”, disse Haroldo.

Haroldo ainda afirmou que há muito tempo que reflite sobre as questões da mobilidade urbana, o deslocamento pela cidade e pelo crescente número de automóveis que circulam nas ruas e avenidas. “A ciclovia na Via Costeira ficou muito boa, precisamos fazer outras na Prudente de Morais e na Hermes da Fonseca, principais corredores da cidade”, disse Haroldo, ressaltando que a Ong Baobá realiza alguns passeios de bicicleta pela cidade.

Sobre a data de criação da Acirn, o ambientalista Haroldo Mota explica que o número 10 é respeitado há séculos, lembrarando que está presente no Decálogo que simboliza o conjunto da Lei dos Dez Mandamentos. “Representa a porta aberta para a eternidade, já que sua energia é norteada pelo princípio da mudança, que diz que nada é permanente na vida”, disse.

Um comentário:

Paula Nadler disse...

Adorei seu blog, beijo.