Texto: Alex Gurgel
com informações de http://pt.wikipedia.org/
O Dia de Reis, segundo a tradição cristã, seria aquele em que Jesus Cristo recém-nascido recebeu a visita de "alguns magos do Oriente", os três Reis Magos, e que ocorrera no dia 6 de janeiro. A noite do dia 5 de janeiro e madrugada do dia 6 é conhecida como "Noite de Reis".
Para a Igreja Católica, a data marca o dia para a veneração aos Reis Magos, que a tradição surgida no século VIII converteu nos santos Belchior, Gaspar e Baltazar. Nesta data, encerram-se os festejos natalícios, sendo o dia em que são desarmados os presépios e todos os enfeites do natal.
Lá em Barreiras, distrito de Macau distante 35 km, a comunidade celebra a Folia de Reis, uma das mais antigas manifestações de Cultura Popular no Brasil. A tradição é levada, principalmente, pelos descendentes de pescadores e antigos moradores, que mantém viva a louvação aos Santos Reis Magos.
Na madrugada do Dia de Reis (06 de janeiro - Dia de Santos Reis), logo nas primeiras horas, acontece: a Folia de Boi de Reis. Os Reis Magos, o Boi e os foliões varam a madrugada com um grupo de cantadores e instrumentistas percorrendo as ruelas da cidade e entoando cantos relativos à visita dos Reis Magos ao Menino Jesus.
Cantos do Reisado
deus te salve, ó casa santa.
onde deus fez a morada
onde mora o calisbento
e a hóstia consagrada.
deus te pague a santa esmola
que me deu com alegria
que os anjos te protejam
com toda sua família.
ó senhor dono da casa
abra a porta, acenda a luz
venha dar a sua esmola
pelo nome de jesus.
deus te pague a sua esmola
deus te bota no andor
arrodiado de anjo
seculado de fulor.
ó senhora que está dormindo
com seu lençol engomado
tem pena de quem tá fora
passando a noite acordado.
ou de casa ou de fora
mangerona é quem está aí
é o cravo é a rosa
as portas mandou abrir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário