Alunos de fotografia em atividades durante a oficina.
Estão abertas as inscrições para as atividades do projeto Semeando Cultura no município de Ielmo Marinho, a 54 km de Natal. O projeto, que é realizado com atividades de capacitação nas áreas de fotografia, comunicação e audiovisual, inscreve até a próxima quinta-feira, dia cinco de maio, na sede do Pró-Jovem do município.
No município de Ielmo Marinho, que é conhecido pela importância do cultivo do abacaxi, as atividades culturais serão semeadas através de oficinas de fotografia, vídeo, rádio e literatura de cordel. As aulas teóricas e práticas são abertas à participação de jovens, adultos e idosos. Serão oferecidas 25 vagas para cada oficina.
A primeira oficina será de Literatura de Cordel, nos dias 7 e 8 de maio. Na oficina, os participantes farão um resgate cultural, que será traduzido em versos com a produção de um folheto coletivo e um sarau poético aberto a comunidade.
De acordo com a coordenadora do projeto, Érica Lima, nas oficinas além do conhecimento prático, serão repassadas informações no sentido de valorizar a cultura local e regional. “Vamos promover um importante intercâmbio entre a geração mais jovem e a mais idosa, valorizando e reconhecendo a importância de todos para construção de uma comunidade mais forte, e tudo isso proporcionado através da cultura”, afirma.
OFICINAS – Na oficina de fotografia será realizado um mapeamento da cultura local pelos alunos através de fotos, que ao final serão reunidas em uma exposição. Na oficina de vídeo, os alunos vão aprender na prática como produzir um vídeo com os aspectos culturais da comunidade. E para encerrar, a oficina de rádio, contará com a produção de spots culturais e um programa radiofônico ao vivo na Rádio Comunitária de Ielmo Marinho, em que os alunos vão adquirir experiência na produção de programas ao vivo.
O projeto tem o patrocínio do Banco do Nordeste, através do Programa BNB de Cultura, e visa fortalecer a cultura local, proporcionando um ciclo de interações na comunidade, além de divulgar e democratizar o acesso aos meios de produção cultural. Coordenada pelo Grupo Caminhos Comunicação & Cultura, a iniciativa conta também com o apoio da Prefeitura de Ielmo Marinho.
Além da temporada de oficinas, os produtores vão realizar também um festival de cultura, com exposição do material produzido e com a apresentação de artistas locais. É importante ressaltar que os participantes das oficinas também vão atuar na organização do festival, como forma de aprender ainda um pouco sobre a produção de eventos.
Mais informações podem ser obtidas através do site www.olharcultural.com e pelos telefones: 9138-7111 (Dayana Oliveira) e 8805-5468/9176-5095 (Érica Lima).
Nenhum comentário:
Postar um comentário