16 de fevereiro de 2012

Manicacas no Frevo abre o Carnaval do Centro Histórico nesta sexta

clique no cartaz para ampliar

O bloco carnavalesco Manicacas no Frevo ganhas as ruas do Centro Histórico de Natal nesta sexta-feira (17), a partir das 18h, com muita animação e a devida autorização das patroas. A concentração será no Bar do Zé Reiera (rua Prof. Zuza, ao lado do IFRN/Centro), de onde partirá o desfile do bloco pelas ruas do bairro, ao som de uma orquestra de frevo. Durante o trajeto, os foliões receberão o reforço do bloco Qui Xita Bacana.

Numa parceria com a SAMBA – Sociedade dos Amigos do Beco da Lama e Adjacências, a festa encerrará nos jardins da Pinacoteca do Estado (antigo Palácio Potengi), onde a SAMBA realizará o III Baile à Fantasia do Centro Histórico, ao som do grupo Nós do Beco, num show especial com muitas marchinhas e frevos no repertório. A programação é gratuita e aberta a todos, desde que a esposa libere.

História dos Manicacas no Frevo

Este é o sétimo ano em que o Manicacas no Frevo desfila no carnaval do Centro Histórico. O bloco começou como uma brincadeira entre os produtores culturais Julio Cesar Pimenta e Dorian Lima com o artista plástico Fábio Eduardo, que sempre precisava abandonar os serviços etílicos no Beco da Lama para ir pegar os meninos na escola, a mando da esposa. Daí surgiu a ideia de criar o bloco em homenagem a todos os manicacas que conseguem autorização para cair na farra.

Nos dois primeiros anos, o bloco saía junto com a Banda Independente da Ribeira e, a partir de 2008, passou a abrir o carnaval do Centro Histórico, na sexta-feira de carnaval. A partir de 2011, o Manicacas no Frevo passou a promover uma prévia, cerca de um mês antes do desfile, e tem como tradição encerrar a festa na sexta de carnaval com um show de palco.

Também em 2011 a parceria com a SAMBA foi concretizada entre Manicacas no Frevo e Baile à Fantasia do Centro Histórico. Outra brincadeira que faz parte da história do bloco é a eleição do Manicaca do Ano, com a entrega do “Troféu Rolo de Macarrão” para o agraciado.

Já receberam a honraria o carnavalesco Fabio Lima (que não apareceu pra receber por ordens superiores), o jornalista Alex de Souza (que ia repassar o troféu pra Fábio e ficou com o título por dois anos), o professor Kilder Barbosa e o jornalista Sérgio Vilar. Este ano o eleito foi o músico Tertuliano Aires (que também atende pela alcunha de Cabrito).

Quem desejar ajudar o bloco, estão sendo vendidas camisas ao preço de R$ 25,00, nos fones 9416.8016 e 8842.7101

Hino do Manicacas no Frevo

Que ousadia foi sair
Na sexta-feira
Deixando a louça
E a cozinha arrumada

Caí no frevo
E só voltei na
quarta-feira
Trazendo a minha
Desculpa esfarrapada

Carro quebrou
Fiquei preso no
Engarrafamento
Mulher não é mentira
Pode ligar pra casa
Do professor Bira
Quem pode manda
Obedece quem tem juízo
É melhor ser Manicaca
Pois a mulher já deu o aviso.

Não, não, não, não, não
Não venha
Com o rolo de macarrão

Nenhum comentário: