13 de junho de 2012

Ninguém faz SAMBA só porque prefere

clique no carta para ampliar
A Samba é uma sociedade de amigos. Está na gênese, grafado no nome. A Samba é coletiva porque numa sociedade de amigos não cabe o personalismo, ainda que disfarçado num humor de esquina. A CHAPA “NÓS DÁ SAMBA” quer o Centro Histórico para todos. Ninguém é a Samba porque a Samba somos todos nós.

Na voz imortal de João Nogueira, o compositor Paulo César Pinheiro cravou que ninguém faz samba só porque prefere. Tem que entender do riscado, ser comprometido com a causa. A CHAPA “NÓS DÁ SAMBA” reuniu uma turma corajosa e com vontade. Dorian Lima e Ana Maria Guimarães formam uma dupla que tem o respeito da comunidade do Centro Histórico pelo que representam para a cidade. Dorian é um produtor cultural já consagrado dentro da SAMBA e pelos festivais de Música do Beco da Lama realizados com o amigo Júlio César Pimenta. Ana Guimarães acompanha a cena cultural becolamense desde quando a SAMBA ainda era sonho. Plantou a semente e integrou a primeira equipe responsável pela fundação do Espaço Cultural Buraco da Catita no melhor momento da Casa de samba e choro da Ribeira, não à toa idealizada nas mesas dos bares das adjacências do Beco.

A Sociedade dos Amigos do Beco da Lama e Adjacências vive um momento único. Após o tombamento do Centro Histórico como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Governo Federal, nossa responsabilidade cresceu. A CHAPA “NÓS DÁ SAMBA” tem noção desta importância e pretende atuar junto ao IPHAN para fazer da preservação do nosso patrimônio mais uma trincheira na luta para manter a cultura viva e acessível à comunidade, parte integrante fundamental neste processo. Nunca é demais lembrar que as raízes da cultura potiguar estão fincadas no chão da nossa história.

Para alcançar a batida perfeita da SAMBA, é fato que nossa entidade precisa se reestruturar. Aliás, é ponto comum nas duas chapas concorrentes, já que ambas trazem na composição da direção executiva nomes que fizeram parte da atual gestão. A diferença é que para NÓS DÁ SAMBA, aberta a SAMBA é muito mais plural, coletiva. E essa união é fundamental para fazer valer um papel tão importante na vida cultural e boêmia da cidade. Um recadastramento de sócios é, hoje, uma necessidade e, para NÓS, um compromisso.

Defendemos uma SAMBA independente do poder estatal, da iniciativa privada. Numa sociedade de amigos, parceria bem-vinda é aquela que preserva os valores da ética e do coletivo. A “NÓS DÁ SAMBA” sabe que o Centro Histórico carece de mais atenção. Vamos devolver o Beco da Lama e suas adjacências aos artistas. Incentivar o teatro de rua, fazer valer a trovinha que confirma que em cada esquina há um poeta. Mostrar que a música é essencial no resgate e preservação da nossa cultura, mas as artes plásticas, cênicas, a literatura e o cinema também são.

A SAMBA precisa abrir um diálogo com os comerciantes da Cidade Alta. Mas sem a empáfia de querer impor regras. A comunidade precisa saber o que pensam do Centro quem dele também tira o próprio sustento. A SAMBA tem que pensar na inclusão social da comunidade marginalizada do Beco da Lama e, principalmente, de suas adjacências. Um resgate que somente a cultura tem poder para fazer.

Vamos fazer festa sim. A SAMBA comemora 18 anos em 2012. Uma maioridade que precisa ser lembrada à altura do sonho iniciado ainda em 1994, no bar do Nasi, com os médicos João Batista de Lima, o popular Zizinho, e Francisco de Assis, o não menos conhecido ‘Doutor Chiquinho’, ideólogos de uma entidade criada para lutar incessantemente em favor da preservação cultural desse pedaço de chão importante para a história de Natal. Não à toa os dois são parceiros e apoiadores da “NÓS DÁ SAMBA”.

Vamos manter e ampliar um calendário de festas, balizado na democracia, que incluam de fato a comunidade do Centro. Para “NÓS DA SAMBA”, numa sociedade de amigos ‘NÓS’ é o que vale de fato. E, cá para nós, o Beco da Lama não tem a cara de uma pessoa só.

DIA 16
VOTE
NÓS DÁ SAMBA.
De 9h às 17h, no bar de Nazaré.
Presidente: Dorian Lima
Vice-presidente: Ana Maria Guimarães

Nenhum comentário: