12 de junho de 2012

Representando a Fotografia Potiguar


Sem incentivos oficiais, delegação potiguar participa de Encontro Norte-Nordeste de Fotografia em Belém do Pará. O funcionário do Grande Ponto vai representando a Aphoto.

No próximo final de semana, de 14 a 16 de Junho, acontecerá o 1º Encontro Norte-Nordeste de Produtores Culturais de Fotografia (ENNEFOTO), na cidade de Belém. O Encontro é uma oportunidade para aprimorar o intercâmbio de experiências e definir ações estratégicas pelo desenvolvimento da fotografia nos Estados que constituem essas regiões.

O RN será representando pelo fotógrafo Pablo Pinheiro, a fotógrafa Paula Fernandes e o fotógrafo Alex Gurgel, presidente da Associação Potiguar de Fotografia (Aphoto). Cada delegação será responsável por produzir e apresentar um painel sobre a produção fotográfica nos seus Estados, de forma a propiciar uma visão panorâmica sobre o pensar e fazer fotográfico nas regiões Norte e Nordeste. 

A delegação potiguar vai apresentar o perfil da fotografia praticada no Rio Grande do Norte, mostrando a história através de banco de imagens e registro de projetos envolvendo a fotografia potiguar. O trio também pretende mostrar as publicações, mídias, fomento para formação de novos fotógrafos, pesquisa e difusão da fotografia, além de editais, apoio, patrocínio, ações diretas e políticas públicas visando a inclusão digital através da fotografia.

Sem nenhum apoio do Governo do RN ou da Prefeitura de Natal, a delegação de fotógrafos potiguares segue para Belém do Pará com recursos próprios e com a consciência de que esse encontro será uma excelente oportunidade para fomentar a fotografia produzida no RN. Na bagagem, o trio leva a esperança para identificar as demandas e articular ações para o desenvolvimento da fotografia no Rio Grande do Norte.

O 1º Encontro Norte-Nordeste de Produtores Culturais de Fotografia (ENNEFOTO) será uma etapa preparatória para uma participação organizada e proativa das Regiões Norte e Nordeste no II Encontro da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil, que será realizado na cidade de Fortaleza, em agosto de 2012, com a participação de todos os Estados para discutir os caminhos e as políticas públicas da fotografia brasileira.

1º Encontro Norte-Nordeste de Produtores Culturais de Fotografia
Local | Belém PA
Período | de 14 a 16 de Junho de 2012

Nenhum comentário: