18 de agosto de 2012

Fotografia potiguar em foco

“Foto Riografia do Norte” celebra o Dia Mundia da Fotografia e os 10 anos de atuação da Associação Potiguar de Fotografia (Aphoto)

A fotografia potiguar será o centro de todas as palestras dentro do “Foto Riografia do Norte – Conhecendo Nossa História”, que acontecerá nesse sábado, no auditório do IFRN da Cidade Alta em Natal, a partir das 08h00 da manhã com entrada franca. O evento é uma realização da Associação Potiguar de Fotografia (Aphoto) para comemorar o Dia Mundial da Fotografia (19 de agosto) e celebrar os 10 anos da entidade.

Os primeiros registros fotográficos em Terra Potiguar aconteceram em 1898, com a chegada em Natal do fotógrafo alemão Bruno Bougard. A fotografia reaparece no RN com mais intensidade pelas mãos do intelectual Manoel Dantas, por volta de 1915. Jornalista, juiz de direito, professor, historiador e fotógrafo, Manoel Dantas fotografou Natal, retratando prédios, pessoas e festas populares. De acordo com o mestre Câmara Cascudo, era possível vê-lo sempre com sua inseparável câmera fotográfica a tiracolo.

Os palestrantes convidados abordarão a fotografia nos diferentes universos que compõem o fazer fotográfico em Terra Potiguar para construir a história da fotografia praticada no Rio Grande do Norte. Giovanni Sérgio, Canindé Soares, Marcelo Buainain, Pablo Pinheiro, Itamar Nobre, Denis Job e Mariana do Vale, são os nomes que farão narrativas em busca da construção do mosaico fotográfico potiguar.

Conforme o jornalista Alex Gurgel, presidente da Associação Potiguar de Fotografia (Aphoto), o “Foto Riografia do Norte – conhecendo nossa história” também celebra os 10 anos de atuação da entidade no Estado. “A Aphoto tem contribuindo de forma contundente para o crescimento do fazer fotográfico no nosso Estado, seja com exposição, oficinas, workshops, palestras, seminários, entre outras ferramentas de difusão da fotografia”, disse.

O presidente da Aphoto ressalta que o evento desse sábado está ligado diretamente ao “FOTORN 2012”, realizado no início de agosto, tendo como objetivo o fortalecimento do segmento cultural da fotografia potiguar, que fez um mergulho na memória fotográfica do RN, passando pela difusão, mapeamento da produção fotográfica, mercado fotográfico e economia ativa, ensino da fotografia, galerias para exposições, entre outros temas.

Atuações da APHOTO na Fotografia Contemporânea Potiguar

Localizada no Mercado de Petrópolis, a Associação Potiguar de Fotografia (Aphoto) tem sede própria sempre de portas abertas para novos sócios, fotógrafos amadores e profissionais que queiram se associar. Recentemente, a Aphoto foi reconhecida pela Câmara Municipal do Natal como entidade de Utilidade Pública Municipal. “Agora, estamos em busca do reconhecimento de entidade de utilidade pública estadual”, afirmou o presidente da entidade.

Segundo Alex Gurgel, é tradição da entidade a celebração do Dia Mundial da Fotografia, 19 de agosto. Ao longo dos últimos 101 anos, a Aphoto vem festejando a fotografia norte-riograndense com a realização de Varais Fotográficos na Praça André de Albuquerque, Feijoada Fotográfica, Oficina de Diagramação de Livro de Fotografia, Exposições, Leitura de Portfólio, Expedições Fotográficas, além de realizar encontros para confraternização entre os fotógrafos potiguares.

A Aphoto fez justas homenagens à alguns fotógrafos de grande importância para a fotografia brasileira e potiguar. Uma placa foi entregue ao lendário fotógrafo Evandro Teixeira, que trabalhou no Jornal do Brasil por 40 anos, que tirou fotos históricas da época da Ditadura Militar no Rio de Janeiro. Outro fotógrafo merecedor de uma placa foi Valdemir Germano, que tinha um estúdio fotográfico no Grande Ponto de Natal durante os últimos 65 anos e fechou suas portas no mês passado, sucumbido pela era digital e pela justa aposentadoria.

O presidente Alex Gurgel enfatiza que criou o Troféu Lambe-Lambe de Fotografia, entregue sempre no final do ano durante a confraternização, para aquelas pessoas que fazem trabalhos vountários para a entidade. “A Aphoto juntou-se a outros grupos de fotógrafos, pensadores e produtores, sendo criada a Rede Poti de Produtores Culturais de Fotografia, cujo objetivo é fortalecer as políticas públicas voltadas para a fotografia norte-riograndense”, disse o presidente.

De acordo com Alex Gurgel, há uma latente necessidade de estimular a criação de espaços para promover a fotografia potiguar como galerias e salões de exposições, além de incentivar o ensino da fotografia através de cursos técnicos, graduação na UFRN, cursos livres, oficinas e workshop. “Ações de governo como editais para projetos culturais e prêmios fotográficos são maneiras de incentivar o fazer fotográfico cultural garantindo a formação de um público consumidor desta arte”, finalizou.

Foto Riografia do Norte – Conhecendo Nossa História
Dia | 18 de agosto
Hora: 08h00 abertura
Local | Auditório da IFRN da Cidade Alta, Natal RN
ENTRADA FRANCA

Nenhum comentário: