12 de setembro de 2012

Futebol e suas paixões

Torcida do ABC no Frasqueirão.

Foto e texto: Deise Areia

Há pouco mais de um mês, comecei a fotografar os jogos do ABC futebol clube. Um contrato inesperado, com o próprio time, que rendeu ao mesmo tempo alegria e uma ansiedade brutal já que seria minha primeira vez fotografando esse esporte.

Para quem passou anos tratando de síndrome do pânico e com pavor total de multidões, confesso que a idéia de ir para o estádio não era das mais animadoras. Mas enfim, lá estava eu, com a câmera em punho e todos os sentidos vibrando naquela mesma energia.

Não sou abcedista, nem americana, e nem torço por nenhum outro time. Não fui criada em um ambiente onde o futebol tivesse destaque e dessa forma, a temática nunca teve relevância em minha vida, a não ser nos períodos de copa do mundo onde todos se mobilizam acreditando na primazia brasileira. Então, de repente me vi obrigada a estudar o assunto, procurar entender as regras e jogadas para que isso me possibilitasse fazer melhores registros dos jogos, observar a arbitragem, os jogadores, equipe técnica, e claro, a torcida.

A torcida...

E é por ela que escrevo emocionada essas palavras. O torcedor é alma do jogo. Eles vão chegando uniformizados, com seus instrumentos para batuque e gogós afinados nos hinos dos clubes e demais musiquinhas e gritos de guerra que vão aparecendo no decorrer no jogo.

Ontem, entraram em campo no Frasqueirão os times do ABC e Ceará. Claro, a torcida do ABC por ser o time da casa, e em número muito maior, fazia um barulho ensurdecedor. Mas a turma do Ceará, encolhida em apenas uma lateral do estádio também fazia sua parte e animava seu time. O placar foi de 1x0 para o Ceará. Uma pena, pois mesmo não sendo torcedora ficamos sempre inclinados a desejar a vitória dos ‘nossos’, ou seja, do nosso estado.

Mas o que me comoveu ontem, assim como nos demais jogos que fui e também nos que tenho acompanhado pela TV, foi o amor da torcida. E o quanto ela é soberana em dar o tom de beleza e emoção a cada partida. Lá estão pessoas de todas as idades, famílias inteiras, senhoras e senhores de cabelinho branco, crianças ainda de colo, jovens homens e mulheres, unidos num mesmo grito, empurrando seu time, acreditando, incentivando...

Ontem, apesar do horário inconveniente para um dia no meio da semana (o jogo teve início às 21:50h), da chuva incessante... a torcida abcedista foi um show à parte. Incentivou os jogadores até o último minuto de acréscimo, cantando, dançando, vibrando, acreditando... mesmo vendo a derrota do seu time eles ficaram lá, e aquilo foi bonito demais. Não se define esse amor, não há explicação, nem um entendimento racional que me possibilite explicar o que move aquelas pessoas. Mas é impossível você não se contagiar e admirar a beleza do espetáculo como um todo.

Hoje, ir ao estádio é uma alegria, pelo meu trabalho e pela emoção inigualável de presenciar o show que as torcidas promovem a cada semana. Parabéns torcedores alvinegros. Vocês são a beleza do Frasqueirão. 

Nenhum comentário: