5 de março de 2006

Eleição no Beco da Lama agita o Centro Histórico

Alexandro Gurgel é candidato pela chapa Sempre Samba e o professor Bira pela chapa Beco Vivo.


Marcada para o dia 29 de abril, a eleição para Diretor Executivo (presidente) da Samba (Sociedade dos Amigos do Beco da Lama e Adjacências) promete agitar bastante o Centro Histórico natalense. Até agora, apenas duas chapas concorrem ao cargo, a chapa “Beco Vivo”, encabeça pelo professor Bira, e a chapa “Sempre Samba”, dirigida pelo jornalista Alexandro Gurgel.
O atual presidente da Samba, Eduardo Alexandre (Dunga) disse que não é candidato à reeleição e vai conduzir o processo eleitoral com a maior imparcialidade. Numa entrevista ao jornal O Mossoroense, Dunga define muito bem o espírito do lugar: “O Beco da Lama é o último reduto da verdadeira boêmia natalense: o lugar onde a alma da cidade está guardada e em constante pulsação. Local onde se reúnem poetas, artistas plásticos, músicos, gente de teatro, dança, imprensa, mídia, médicos, engenheiros, comerciantes e comerciários, vagabundos, pedintes, desempregados, todo tipo de gente, sem diferença de classe social. Fisicamente, está quase na lama e não é nenhum cartão postal honroso”, declarou.
De acordo com Eduardo Alexandre, participa da Samba quem freqüenta o Beco da Lama e suas adjacências. “Qualquer pessoa, de qualquer proveniência social ou nacionalidade, pode assinar o livro de filiações da entidade. Estatutariamente, o candidato becodalamense à Samba deve ser apresentado por um sócio e aceito pela Diretoria Executiva. Na prática, não é bem assim: o livro é levado as festas da entidade e novas assinaturas são colhidas entre os que, notoriamente, são freqüentadores do lugar” ressaltou.
A Samba é uma confraria lúdica que vem chamando a atenção das pessoas pelo seu trabalho em defesa do patrimônio público, envolvendo cultura e arte. Eventos consagrados como Carnabeco (durante o Carnatal), Festival Gastrômico Prato do Mundo, Reveillon e Carnaval do Centro Histórico e as festividades do 14 de Março, Dia Nacional da Poesia, fazem da Samba uma entidade participativa, contribuindo para a revitalização da Cidade Alta. “Todos temos um carinho bem especial pela Samba e não queremos vê-la dirigida a fins que não sejam o da defesa dos bens coletivos que construímos ao longo da história da cidade”, afirmou Dunga.

Sampre Samba & Beco Vivo

No ano eleitoral, onde todos os cidadãos terão que escolher presidente e demais cargos executivos e legislativos para todos os estados brasileiros, O Beco da Lama está agitado com uma eleição quase lírica, onde não há partidos políticos e nem político profissional. No final de abril, os becodalamenses vão poder escolher o próximo Diretor Executivo da Samba, cujo cargo é pleiteado por duas chapas já postas, Beco Vivo e Sempre Samba.
À frente da chapa Beco Vivo está Ubiratan Lemos (Bira), que é professor de matemática do Colégio Marista e coordena o grupo de xadrez daquela instituição de ensino, sendo um antigo freqüentador do Beco da Lama. O Beco Vivo conta com o apoio do empresário Chagas Lourenço, do produtor Cultural Dorian Lima, do poeta Barbinha dos Santos, entre outros becodalamenses.
A chapa Sempre Samba é capitaneada pelo jornalista Alexandro Gurgel, editor geral do jornal VOZ DE NATAL, colunista da revista Papangu, escreve crônicas no site Natal Press (www.natalpress.com), é colaborador dos jornais Potiguar Notícias e Correio Potiguar e assíduo freqüentador do Beco da Lama.
A primeira candidatura posta foi a chapa Sempre Samba e, hoje, agrega nomes importantes no Beco da Lama como o fotógrafo Hugo Macedo, candidato a Diretor Adjunto, o produtor cultural Venâncio Pinheiro como Diretor Cultural, o jornalista Leonardo Sodré como Diretor de Imprensa, além de outros nomes como o poeta Antoniel Campos, o músico Camilo Lemos, o poeta Lívio Oliveira, o revolucionário jornalista Ozório Almeida, além de sebistas, profissionais liberais, artistas, entre outros.
Segundo o candidato da Sempre Samba, Alexandro Gurgel, uma das principais metas da sua gestão será a luta para a aquisição de uma sede própria para a Samba, já que os confrades se reúnem nos bares do próprio Beco da Lama ou, mais recentemente, no Solar Bela Vista, não dispondo de um lugar específico para a administração da Samba. “A Sempre Samba tem o compromisso de manter e tentar melhorar os eventos da gestão de Dunga, além de continuar defendendo o patrimônio histórico e cultural da cidade, que é uma prerrogativa estatutária. Nosso grupo tem planos para viabilizar um jornal com textos e notícias do Beco da Lama e, durante o São João, um grande arraia, chamado ForróBeco – I Arraia do Centro Histórico”, enfatizou.
Seja qual for o resultado das eleições, ambos os candidatos prometeram ajudar ao futuro “presidente do Beco” na manutenção dos ideais culturais deste último reduto da tradicional boemia natalense. Até o dia das eleições, os becodalamenses terão chances de ver debates entre as chapas Sempre Samba e Beco Vivo, num grande seminário em busca de soluções e idéias para o bem do Beco da Lama.

Um comentário:

Anônimo disse...

Melhor de tudo é os dois candidatos com cara de bebum na foto! Só faltaram maiores informações sobre a chapa do Professor Bira, hein, gente.

Alex de Souza