27 de abril de 2006

Reflexão para uma convocatória de um Beco Vivo

Foto: Hugo Macêdo
Professor Bira, candidato da chapa Beco Vivo, Plínio Sanderson, presidente da Comissão Eleitoral, e o jornalista Alexandro Gurgel, candidato da chapa Sempre Samba.

Vi o panfleto feito pela chapa birista, que chegou ao Beco nas vésperas da eleição, fazendo uma convocatória. O material impresso está bem elaborado, mas, sem trazer novidades no texto. Uma das fotos que ilustra o texto é de Hugo Macedo, cujo crédito não foi respeitado. A própria foto do candidato à Diretor Executivo da Sociedade dos Amigos do Beco da Lama e Adjacências foi publicada com péssima qualidade, numa demonstração que sua assessoria não teve qualidades para trabalhar a imagem do professor.

As "propostas específicas" lista todos os eventos do Beco, realizados na gestão de Dunga, com a promessa de continuar (nada de novo no ar). Mas, o que chamou minha atenção foi o "Tributo a Che Guevara" como um evento "novo" no Beco. Com tantos nomes importantes de poetas e escritores que passaram pelo Beco da Lama, merecedores de um verdadeiro tributo, como Newton Navarro, Othoniel Menezes, Jorge Fernandes, Câmara Cascudo, Celso da Silveira, só para citar alguns, o professor Bira quer fazer um tributo para Che Guevara...

No início da desta semana, no Bar de Nazareth, Robério (o Coisa, como se auto-denomina) dizia que ele é quem havia dado o panfleto para a campanha do professor Bira. Como "o Coisa" é assessor do vereador Fernando Lucena, fico me perguntando se terá o dedo do gabinete petista nessa história.

Meu medo é que apareça uma ruma de gente lá do sindicato dos garis dizendo que é do Beco. E pensar que o confrade Oswald da Ribeira estava preocupado com as pessoas (fictícias) que vinham lá das bandas da Zona Norte...

Na quarta-feira, o sebista Abimael estava mordido da silva porque seu nome constava na relação da chapa birista indevidamente. O alfarrabista disse que não autorizou ninguém usar seu nome. Será que isso é legal? Sob o ponto de vista lúdico-jurista becodalamense, claro. Um caso para ser decido pelos membros da OABeco.

No panfleto também há algumas coisas muito interessantes para o Beco da Lama. A publicação de um site, um mural e um jornal mensal são propostas viáveis e inteligentes para poder divulgar o Beco, bem como os eventos propostos pela chapa Beco Vivo. O grande problema da chapa será encontrar um bom “homem de mídia” para trabalhar as propostas jornalísticas que propõem os biristas.

Com a criação, em Assembléia Geral, de um Diretoria para assuntos de juventude, o panfleto traz uma preocupação muito interessante com a nova geração de becodalamenses, querendo estimular as ações da juventude no Beco da Lama, um lugar onde é marcado pela boemia madura. Uma composição que o seu membro mais novo beira os quarenta anos, não será uma tarefa das mais fáceis trazer a juventude para o Beco da Lama...

No mais, vamos aguardar os acontecimentos nessa reta final da eleição.

Atenciosamente,

Alexandro Gurgel
SEMPRE SAMBA

Nenhum comentário: