26 de junho de 2006

Resistentes e Cangaceiros


Contando a história da batalha dos resistentes mossoroenses contra Lampião e seu bando de cangaceiros, no dia 13 de junho de 1927, espetáculo “Chuva de Bala no País de Mossoró” acontece em frente à Capela de São Vicente, local onde houve a batalha real, com apresentações sempre no mesmo horário e aberto ao público.
Em sua quinta edição, o espetáculo reúne 54 atores, todos locais. Esse ano, a produção apresenta a participação em cena de 100 crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). Pelo quarto ano consecutivo, a direção da peça fica ao cargo do potiguar João Marcelino, que também é responsável pelo cenário. O texto é do escritor e professor da UFRN Tarcísio Gurgel, e a música, do maestro Danilo Guanais.
Pensado inicialmente em ser apresentado apenas em 2002, durante as comemorações dos 75 anos do ataque, a montagem teatral acabou se incorporando oficialmente aos festejos da cidade. Ás vésperas de completar 80 anos, a encenação integra o “Mossoró Cidade Junina”, programação com vários dias de evento que inclui concertos de sanfoneiros, concursos de quadrilhas, feiras de artesanato, violeiros, entre outras atrações locais, regionais e nacionais.


Fagner, Zezé Di Camargo, Luciano e Elba Ramalho

A partir da BR 304, no sentido do Ceará ou de Natal, o visitante que chegar à cidade deve se impressionar com a decoração arrojada. Em clima de Copa do Mundo, o verde-amarelo transforma Mossoró num grande arraiá.
Pelo décimo ano, a prefeitura municipal de Mossoró organizou uma enorme Cidade Junina com aspecto interiorano, de 48 mil metros quadrados, com seis palcos, arquibancadas, camarotes, barracas de comidas típicas, bares e restaurantes. Estão programados 130 shows populares - ou 320 horas de música - para animar a festa.
O ritimo quente e contagiante da Banda Calypso e Fagner levaram milhares de pessoas à Estação das Artes Eliseu Ventania. Na última sexta-feira, dia 23 de junho, Zezé Di Camargo e Luciano fizeram um grande show romântico, atraindo uma multidão de 50 mil pessoas, de acordo com dados da prefeitura.
No próximo final de semana, dia 30 (sexta-feira), a grande atração será a presença de Elba Ramalho no palco principal, a partir da meia-noite. Antes, porém, a “Cidadela”, ao lado da Igreja de São Vicente, estará recebendo a voz de Valéria Oliveira.
A “Cidadela”, uma cidade cenográfica montada ao lado da Capela de São Vicente. Este ano, há uma programação especial para as crianças, que tem como objetivo resgatar brinquedos e brincadeiras populares como pescaria, gato no pote, pau de sebo, entre outras.
Para completar o evento, está havendo apresentações de outros 68 grupos musicais e 84 atrações itinerantes. O concurso de quadrilhas juninas será outra grande atração. A disputa ocorre numa arena de 1,2 mil metros quadrados, com arquibancadas para 2 mil pessoas. No total, 20 mil integrantes, de 300 quadrilhas, vão apresentar-se ao longo da festa, vestindo coloridas roupas típicas.
E mais a pitoresca Fórmula Jegue - corrida com o animal símbolo do sertão nordestino que acontece no “jegódromo”, pertinho da área da Feira do Bode, além de um passeio de burro-taxi pela cidade, completam as atrações do Mossoró Cidade Junina.

Nenhum comentário: