14 de setembro de 2006

Fotógrafo potiguar lança livros pela internet

A internet vem apresentando já algum tempo um fenômeno editorial que se publica conforme a demanda de pedidos, seja um ou 10.000 exemplares de livros, cd de música ou calendários: Lulu.com. Trata-se de uma empresa de tecnologia criada por Bob Young, co-fundador da distribuidora Red Hat, empresa líder mundial de recursos livres e gratuitos, subsidiária da Linux. A Lulu.com fatura cerca mais de um milhão de dólares por mês, foi criada no inicio de 2004 e tem uma forte presença nos EUA e na Europa. O catálogo da Lulu conta atualmente com cerca de 55.000 títulos onde se encontra livros impressos e em download , livros digitais, música, imagens, histórias em quadrinhos, calendários e filmes.

A Lulu.com funciona como um provedor de ferramentas para que o autor possa publicar e vender qualquer conteúdo digital, sem nenhuma interferência no conteúdo. Não tem custos iniciais ou pedidos mínimos, tudo é feito online. A empresa se encarrega de todo o negócio online, incluindo a impressão, entrega e serviço de atendimento aos clientes. O próprio autor decide o preço do livro e quanto vai ganhar de royalty, enviado por cheque periodicamente conforme as vendas. A Lulu desconta apenas uma porcentagem calculada no valor de cada venda do livro ou produto. A idéia bastante revolucionária tem como objetivo principal colocar as produções independentes no controle de seus próprios autores.

Em Natal(RN), o repórter-fotográfico Adrovando Claro, tomou conhecimento do trabalho editorial da Lulu.com através das palestras ministradas pelo professor de fotografia do Rochester Institute of Tecnology (USA), Millard Schisler em junho passado no Solar Bela Vista e na UFRN. Adrovando participou do livreto “Projeto Felipe Camarão”, ensaio fotográfico com fotos de alunos americanos que visitaram o bairro de Felipe Camarão, produzido em 2004 por Millard utilizando a proposta editorial da Lulu. No mês passado, Adrovando publicou o livro de fotografia “Imagens do Pregresso” com 32 páginas, além de outros quatro livros no mesmo tema com fotografias variadas em ocasiões de coberturas fotojornalísticas e ensaios livres em viagens pelo Brasil. Organizou também duas coletâneas de poesias e um conto de outros autores.

A vantagem da Lulu.com é que oferece milhares de livros que nenhuma editora tem interesse em publicar. A empresa de tecnologia é única e não compete com as editoras tradicionais, está com uma excelente posição de vendas de 65.000 livros anuais. No site há de tudo: convite de formaturas, calendários familiares, livros de contos para crianças feitos por crianças, relatos profissionais, homenagens a gente comum, etc. É um mercado de trabalhos digitais aberto e livre. “Depois que passei quatro horas transferindo meus arquivos e publiquei meus livros online, resolvi pedir a um amigo para compra-los e ver se a impressão gráfica havia ficado boa. Quinze dias depois ao receber os livros, me surpreendi com a qualidade dos livros”, conta Adrovando Claro.
O fotógrafo comenta que a vantagem de só pagar pelo que é encomendado é a tendência do mercado editorial contemporâneo. “No ano passado, influenciado por meu passado de desenhista de quadrinhos inventei pela internet um Projeto Mecenas para encontrar pessoas interessadas em patrocinar um livro de fotografia e foi um fiasco. Apenas 15 sugeridos mecenas me ajudaram com cotas entre R$ 5,00 e 10,00 e no fim teve a quantia de R$ 150,00. Publiquei uma plaqueta minúscula e ridícula com 16 páginas de uma qualidade ruim e uma tiragem de 1.000 exemplares. Ainda estou com cerca de 500 livretos encalhados e sem distribuição, vendas e coragem de oferecer a alguém”, relata o fotógrafo. Adrovando diz que na internet seus livros não ficam esquecidos numa banca de revista ou estante de uma livraria, amarelando as folhas, amassando a capa, mas disponível a todo instante para todo mundo. Quem adquire a publicação recebe por encomenda, saída de uma impressora de alta tecnologia digital e com o frescor de um livro novo. “Não tenho ilusões de virar um best-seller em vendas, mas se eu quiser pelo menos ter meus trabalhos conhecidos tenho que divulgar muito os livros. Pelo menos, como autor meus exemplares já estão garantidos e a minha disposição em qualquer dia ou hora, basta eu fazer um pedido”, finaliza.

Livros de Adrovando Claro na Lulu.com:
www.lulu.com/content/338167
www.lulu.com/content/331478
www.lulu.com/content/345998
www.lulu.com/content/359870
www.lulu.com/content/372576

Um comentário:

Luiz Alberto Machado disse...

Grande Alexandro, ficando por dentro de tudo por aqui.
Sempre muito bom demais!
Abração
www.luizalbertomachado.com