5 de novembro de 2006

Forte mostrará história do RN em painéis fotográficos


Sala do Forte dos Reis Magos com os fotográficos painéis nas paredes

Alexandro Gurgel

Os centenários salões da Fortaleza dos Reis Magos abrigarão enormes painéis fotográficos para contar a história da fundação de Natal e a construção do próprio Forte. No primeiro piso da fortaleza serão quatro painéis nas paredes, com mapas da época do descobrimento, cenas de caravelas, índios, holandeses e jesuítas, medindo 120m², com 2,5m de altura, numa exposição permanente da história potiguar.
Manequins cenográficos, em tamanho natural, representarão os heróis natalenses Mascarenhas Homem, sentado na sua mesa, na sala de comando do Forte dos Reis Magos, ao lado de Jerônimo de Albuquerque e Felipe Camarão (o índio Poti), vestidos com toda a indumentária do século XVI.
O artista gráfico Antônio Lucena é o responsável pela concepção e impressão dos painéis, tendo o suporte da fotógrafa, produtora e pesquisadora Ianê Heusi. Os dois foram convidados pela museóloga Ana Maria Miranda, através da Fundação José Augusto, para desenvolver o projeto no Forte dos Reis Magos.
Antônio Lucena e Ianê Heusi já fizeram um trabalho semelhante no Memorial Djalma Marinho, anexo da Câmara Municipal do Natal, onde grandes painéis contam a história da Casa, retratando todos os seus presidentes. Através da empresa "Arte @ Metro", a dupla também prestou serviços gráficos à prefeitura do Rio de Janeiro e para empresas privadas como a rede de lanchonetes McDonald's.
A idéia da diretora geral da FJA, Isaura Rosado, aprovada pela governadora Wilma de Faria, é uma exposição permanente dos painéis e, enquanto os turistas visitam a quatrocentenária Fortaleza dos Reis Magos, suas paredes internas contam a história potiguar. "Utilizamos uma tecnologia de impressão fotográfica em qualquer superfície. Os painéis do Forte dos Reis Magos serão feitos de lona 'vinílica', um material resistente ao sal, evitando a corrosão pela maresia", ressaltou o artista gráfico.
A pesquisa histórica e o resgate de antigas fotografias tiveram a ajuda do acervo particular do arquiteto João Maurício Miranda, do Centro de Documentação Cultural Eloy de Souza, da FJA - (Cedoc), do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Conforme o jornalista Eduardo Alexandre, coordenador do Cedoc, a exposição é da mais alta significância para a cultura do Estado. "Os painéis fotográficos em designer moderno, ricos em textos e ilustrações, contarão de forma simples a História inicial do Brasil, da Fortaleza dos Reis Magos e da cidade do Natal."
De acordo com o coordenador do Cedoc, os painéis serão inaugurados em meados de dezembro. "A partir dessa exposição, quem visitar a Fortaleza, vai sair conhecendo a História do chantamento do primeiro marco de posse da terra Brasil, como e porque foi construída a Fortaleza, e como se deu o povoamento da cidade, a partir da construção da capelinha que deu origem à cidade, na Praça André de Albuquerque de nossos dias", afirmou Eduardo.

Estrutura é tida como o mais importante monumento histórico de Natal

Guardando imponente a foz do rio Potengi, a Fortaleza dos Reis Magos é o mais importante monumento histórico de Natal. Mais antigo que a própria cidade, começou a ser construído em 6 de janeiro de 1598, dia dos Santos Reis. Não passava então de uma típica instalação militar do século XVI, uma frágil garantia de segurança para os portugueses, em constante embate contra franceses e índios.
Sua forma atual, lembrando uma estrela de cinco pontas, surgiu somente em 1614, num projeto do arquiteto militar Francisco Frias de Mesquita. Concluído em 1628, o novo forte ficou pouco tempo nas mãos dos portugueses. Em 1633, foi conquistado pelos holandeses da Companhia das Índias Ocidentais, passando a chamar-se Castelo de Keulen.
O domínio holandês na região durou duas décadas e durante este período o Forte dos Reis Magos serviu não apenas como instalação de defesa, mas também de prisão para brasileiros e portugueses e casa de hóspedes para personalidades, como o príncipe Maurício de Nassau.
Hoje, além de ser a principal atração turística de Natal, a Fortaleza abriga a mais importante peça da História do Brasil: o Marco de Touros, primeiro a dar posse da terra brasileira aos portugueses.
Matéria publicada no jornal O Mossoroense, em 05 de novembro de 2006.

Nenhum comentário: