8 de novembro de 2006

Prato cheio de cultura


O Beco da Lama ficou lotado de gente que prestigiou o primeiro sádado do 3º Pratodomundo - Festival Gastronômico do Beco da Lama.

O primeiro sábado do 3º Pratodomundo - Festival Gastronômico do Beco da Lama foi só o prato de entrada para os freqüentadores do Centro Histórico de Natal. A movimentação nos restaurantes concorrentes começou por volta de meio-dia, atraindo, além do público habitual, gente que passou pelo Beco da Lama só para conferir as novidades no cardápio.
A paisagem não lembrava nem um pouco o Beco da Lama de outros dias da semana: exposições de quadros, de camisetas, sebos ao ar livre vendendo de roupas a discos de vinil e muita, muita gente - para um primeiro dia de evento.
Já era por volta das 16h quando o 'maestro' Jorge Negão começou o périplo de seu Folia de Rua pelas ruas do Centro, num circuito que privilegiou cada restaurante participante. Foi como se a cidade se reconciliasse com seu passado de tradição em cultura popular. No encerramento, os Caboclinhos do Folia de Rua, formados só por crianças, foram, no mínimo, emocionante.
No palco armado na Rua Dr. José Ivo - o famigerado Beco da Lama -, o guitarrista Carlança e trio (com Barbosa no baixo e Juquinha na bateria) estavam a postos para seu número instrumental. O repertório era “igual a caldo-de-cana‘‘, como explicou o músico. Ou seja, feito na hora. Quer outra frase de efeito? “Detesto canário‘‘, afirmou Carlança, quando pediram para ele cantar só umazinha. Também, com os trinados que ele arranca da guitarra, talvez uma voz só atrapalhasse. Eclético, o trio se esmerou em versões de Estamos Aí, de Durval Ferreira, das bossas Samba de uma nota só, de Tom Jobim, e Manhã de Carnaval, de Luiz Bonfá e Antonio Maria. Para arrematar, uma versão ’guitarra brega’, como classificou o próprio Carlança, de A moto, de The Pop’s - essa só pra quem conhece mesmo.
O primeiro dia do Pratodomundo fechou com a apresentação de Pedrinho Mendes, num show que colocou todo mundo para dançar. Seja com músicas próprias, como o hino Linda Baby, ou em versões inspiradas, como em Filho de goiamum, de Elino Julião, e a Geni de Chico Buarque (esta com a participação de Geraldo Carvalho), Pedrinho fez uma apresentação que comprova a maturidade de sua música. Acompanhado de Jailton na percussão, Wagner Tsé na bateria e Sérgio Mendonça no baixo, o cantor e compositor deu uma pequena mostra do que se pode esperar de Escute aqui‘‘, disco em finalização que pretende lançar ainda este ano.
No próximo sábado, o cardápio musical conta com as participações de Congos de Calçolas da Vila de Ponta Negra, Geraldo Carvalho e Alcatéia Maldita. O palco será armado por trás do camelódromo, próximo à Secretaria Municipal de Finanças. Apareça por lá e deguste com moderação, lembre que são quatro sábados consecutivos.
O 3º Pratodomundo - Festival Gastronômico do Beco da Lama tem o patrocínio da Prefeitura do Natal, Fundação Cultural Capitania das Artes, Lei Djalma Maranhão, Cachaça 51, Offset Gráfica, RN Econômico e Projeservice. Também apóiam esta iniciativa a Agência Cultural SESI/SEBRAE, Fundação José Augusto, SECTUR - Secretaria Municipal de Turismo, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Comunitário e Cachaça Maria Boa.
Matéria publicada no Diário de Natal, em 07 de novembro de 2006.

Nenhum comentário: