11 de dezembro de 2006

Alceu Valença, Rita Lee e Zé Ramalho em Natal

FINAL DE SEMANA COM SHOWS DE ALCEU VALENÇA, RITA LEE E ZÉ RAMALHO NO PROJETO “NATAL, DANÇA & MÚSICA"

Shows de artistas nacionais, dança e grupos de cultura popular vão abrir a partir desta sexta-feira, dia 15, as comemorações de fim de ano promovidas pela Prefeitura do Natal, através da Fundação Capitania das Artes. Serão três dias de programação cultural variada, com opções para todos os gostos e com entrada franca, sempre no anfiteatro da UFRN.
O projeto “Natal, Dança e Música” começa nesta sexta-feira, a partir das 21h, com a apresentação do Balé da Cidade do Natal e do Grupo Parafolclórico da UFRN. Ao final, show do menestrel pernambucano Alceu Valença, com entrada franca.
No sábado, também às 21h, tem a apresentação do Balé da Cidade do Natal e do grupo da Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão, com show de Rita Lee para deleite dos fãs da roqueira, que apresentará velhos sucessos e o repertório do seu último cd.
E no domingo, a partir das 17h, tem o Balé da Cidade do Natal e dos grupos de cultura popular “Araruna” e “Congos de Calçola”, com show de Zé Ramalho também aberto ao público.
O projeto “Natal, Dança e Música” antecede as apresentações do tradicional espetáculo “Auto do Natal”, que acontece na próxima semana, de quinta (21) a sábado (23), também no anfiteatro da UFRN e terá shows de Fagner (21), Simone (22) e Elba Ramalho (23) abertos ao público encerrando cada apresentação.

Alceu Valença: da raiz nordestina ao pop rock

O cantor e compositor pernambucano Alceu Valença iniciou a carreira artística em 1968, apresentando-se no show "Erosão: a cor e o som", com a banda Underground Tamarineira Village, que depois transformou-se na Ave Sangria.
Poeta e intérprete carismático, com uma obra que mistura as raízes nordestinas com o pop e o rock, já lançou quase trinta discos, tendo suas músicas gravadas por outros intérpretes como Elba Ramalho ("Chego Já" e "Ciranda da Rosa Vermelha") e Maria Bethânia ("Na Primeira Manhã", "Junho" e "Tomara"). Eclético, apresentou-se tanto no Festival de Jazz de Montreux (Suíça) quando no Rock In Rio II, em 1991, tocando logo após o cantor funk Prince.
Algumas de suas canções estão imortalizadas na história da MPB, como "La Belle de Jour" e "Tesoura do Desejo", além de outros como Talismã" (Geraldo Azevedo/ Alceu Valença), "Papagaio do Futuro", "Cavalo de Pau" (Alceu Valença), "Na Primeira Manhã" (Alceu Valença), "Bicho Maluco Beleza" (Alceu Valença), e "FM Rebeldia" (Alceu Valença).


Rita Lee, a ‘vovó’ do rock nacional

Ela é cantora, compositora e instrumentista. A filha de imigrantes italianos e norte-americanos Rita Lee Jones é uma lenda viva do rock brasileiro. Em quatro décadas de carreira, Rita tem na sua biografia a impressionante marca de 42 obras, entre discos e cds, em carreira solo ou em bandas.
Sua mãe era pianista e sua irmã mais velha ouvia discos de artistas como João Gilberto, Paul Anka, Dolores Duran e Tito Madi. Foi aluna da pianista erudita Madalena Tagliaferro e apenas na adolescência viria a ouvir rock, através dos discos de Elvis Presley.
Com 16 anos, formou a sua primeira banda, ao lado de três garotas, "The Teenager Singers". Tony Campelo as ouviu e passaram, então, a fazer o coro para os Jet Blacks, Demétrius e Prini Lorez. Posteriormente, se juntariam ao "Wooden Faces", dos irmãos Arnaldo Baptista Dias e Sérgio Baptista Dias, surgindo, daí, "O Seis", que chegou a gravar um compacto duplo, ainda na década de 1960 e seria o embrião dos Mutantes.
Apareceu inicialmente em 1967 no "III Festival de Música Popular Brasileira", da TV Record. Na época, integrava o grupo de rock Mutantes, indicado por Ronny Von para acompanhar Gilberto Gil na música "Domingo no parque", com arranjo de Rogério Duprat e classificada em segundo lugar no mesmo festival.
No ano 2000, dois discos seus foram editados: o primeiro, "Rita reelida", composto por remixes de sucessos como "Mania de você", "Lança-perfume" e "Baila comigo", efetuados por DJ´s; o segundo, "3001", com músicas inéditas, inclusive a faixa-título, em parceria com Tom Zé e Roberto de Carvalho. Considerado o mais roqueiro dos seus últimos discos, o CD trouxe também "Pagu", parceria da compositora com Zélia Duncan.

Zé Ramalho encerra “Natal, Dança e Música”

Compositor e intérprete conhecido pelo caráter basicamente nordestino de sua obra, o paraibano Zé Ramalho só começou a pesquisar com mais afinco esse tipo de música por volta dos 20 anos. Até então, suas maiores influências eram o rock da Jovem Guarda, Beatles e Rolling Stones. Na Paraíba conheceu Alceu Valença e Geraldo Azevedo, com quem começou a fazer música.
Mudou-se para o Rio de Janeiro em meados dos anos 70, onde Vanusa gravou sua primeira composição de sucesso, "Avorai". Seu primeiro disco individual, "Zé Ramalho", foi lançado em 1978, e partir daí passou a usar mais da fusão entre a música nordestina, o rock e o pop, sendo também reconhecido como poeta e letrista. No ano seguinte gravou os sucessos "Admirável Gado Novo".
De 1981 a 87 lançou um disco por ano, incluindo os sucessos "A Terceira Lâmina", "Força Verde", "Dança das Luzes", "Desejo de Mouro" e "Mary Mar". Na segunda metade da década de 90 sua carreira voltou a se intensificar. Além dos CDs inéditos "Frevoador" e "Cidades e Lendas" lançou a caprichada produção "Antologia Acústica" em 1997 e dois volumes de "O Grande Encontro", ao lado de Alceu Valença, Elba Ramalho e Geraldo Avezedo.
Lançou em 2000 "Nação Nordestina", uma homenagem às personalidades nordestinas brasileiras. A capa é uma paródia da famosa capa do disco "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", dos Beatles. O álbum recebeu, no ano seguinte, uma indicação ao Grammy latino como melhor disco de música regional.
Em 2001, o artista lança o CD "Zé Ramalho canta Raul Seixas", projeto que vinha amadurecendo há tempos. O disco ganhou uma versão em DVD, do show de lançamento no Canecão, no Rio de Janeiro. Seu último trabalho foi "Zé Ramalho ao vivo". Lançado em 2005, nos formatos CD e DVD, o registro traz os maiores sucessos do cantor.


NATAL, DANÇA E MÚSICA

SEXTA, DIA 15
Balé da Cidade do Natal, Grupo Parafolclórico da UFRN
Show nacional: Alceu Valença

SÁBADO, DIA 16
Balé da Cidade do Natal, grupo da EDtam
Show nacional: Rita Lee

DOMINGO, DIA 17
Balé da Cidade do Natal, ‘Araruna’ e ‘Congos de Calçola’
Show nacional: Zé Ramalho

Nenhum comentário: