8 de fevereiro de 2007

O Centro de Convenções de Natal é o terceiro maior do Nordeste

O Centro de Convenções de Natal é um dos maiores do Nordeste

O Centro de Convenções de Natal, administrado pela Cooperativa de Desenvolvimento da Atividade Hoteleira e Turística (Coohotur) há nove anos, está equipado com o que há de melhor para ser palco de grandes eventos e incentivar o turismo em Natal. Inaugurado na década de 1980, ele passou a ser administrado pela Coohotur a partir de 1999, quando recebeu investimentos em várias frentes, inclusive estruturais, considerando que até aquele ano nenhum serviço de recuperação ou modernização dos equipamentos havia sido realizado. Projetado para o futuro, é considerado hoje um dos melhores centros de convenções do Brasil, sendo o terceiro maior do Nordeste.

Para que se tenha uma idéia do crescimento das atividades do Centro de Convenções, em 1999 ele conseguia preencher apenas 90 dias por ano com eventos e hoje está ocupado em média por 230 dias. Um verdadeiro boom na ocupação, o que mostra que os investimentos necessários ao seu crescimento deram resultados.

Durante o período em que está à frente da administração do CC, a Coohotur já investiu cerca de R$ 2, 125 milhões de reais, o que representa 85% da sua renda bruta total. A população flutuante do CC, que em 1999 era de 95.000 pessoas por ano, passou, até a presente data para 300.000 pessoas e tudo isso se deveu a atualização dos espaços, com a criação de salas para 350 pessoas sentadas, por exemplo. A cooperativa procurou adequar a necessidade da procura atual, que exige salas de 50 a 350 lugares, como forma de não perder a oportunidade de realizar eventos. Aliás, todas as reformas obedeceram aos critérios das leis municipais, estaduais e federais, inclusive com relação ao atendimento de pessoas com necessidades especiais.

Mas, um dos aspectos mais interessantes da nova administração está na parceria que mantém com dezenas de micro e pequenas empresas para a prestação dos mais variados serviços, gerando emprego e renda para muita gente, sendo que o sistema permite aos usuários puder escolher quem prestará serviços durante os eventos.

CAPACIDADE

O Centro de Convenções tem uma capacidade total de abrigar 20.000 pessoas confortavelmente. Mas, esse número depende do tipo da atividade que está sendo realizada. “A quantidade de pessoas depende fundamentalmente do layout do evento”, ressaltou Nailson Azevedo, Diretor Executivo da Coohotur. “Temos 10.000 m2 de área climatizada. Numa festa, podemos receber até 20.000 pessoas. Já num congresso, a melhor ocupação é em torno de 5.000”, explicou. No auditório principal cabem 800 pessoas e nos pavilhões 4.500 sentadas.

PRÊMIOS

O Centro de Convenções já recebeu diversos prêmios de reconhecimentos nesses últimos nove anos, entre eles o cobiçado “Jacaré de Ouro”, como o melhor Centro do Nordeste, sendo que já conquistou o prêmio “Caio”, como o terceiro melhor do Brasil, que analisa a qualidade, o atendimento, o serviço, a postura e as facilidades.

CAPTAÇÃO

A Coohotur também trabalha captando eventos para Natal, sendo que 20% dos que ocorrem no Nordeste vêm para aqui. “Vamos atrás, sempre estamos oferecendo nossos serviços, porque trabalhamos antenados no mesmo estilo do governo do Estado no sentido de fomentar empregos. Para que se tenha uma idéia, estimulamos a criação de cerca de 80 pequenas empresas, que hoje prestam serviços variados ao CC”, afirmou Nailson. “Nosso estilo é democrático. Queremos que todos cresçam”, encerrou.

Nenhum comentário: