19 de março de 2007

Notícias do Grande Ponto

UBE faz 1 ano de refundação
No próximo dia 23 de março, a União Brasileira de Escritores, em sua seccional do Rio Grande do Norte, comemora o seu primeiro ano de refundação, na AS Livros, a partir das 19 horas. Na ocasião, haverá uma palestra com o professor Tarcísio Gurgel, abordando o tema “Rumos da Literatura Potiguar”. Em março do ano passado, um grupo de intelectuais se reuniu na sede da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras e decidiu refundar a importante entidade, depois de ter suas atividades suspensas por algum tempo. No Rio Grande do Norte a entidade é presidida pelo escritor e poeta Lívio Oliveira, que no ano passado deflagrou uma campanha em prol da leitura dos autores potiguares e de ter iniciado um trabalho junto à Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte, no sentido de se criar uma Lei do Livro e do Autor Potiguares. Para o segundo semestre de 2007, a UBE-RN deverá promover o 1º Congresso de Escritores do Rio Grande do Norte, quando haverá uma campanha para filiações à entidade.
-
Eleição para Conselho da Cultura
Na próxima quarta-feira, 21, acontece na Fundação Cultural Capitania das Artes, a eleição dos membros da classe artística do Conselho Municipal de Cultura da Cidade do Natal, instituído pela Lei 5760, de novembro de 2006. De acordo com essa lei, esse conselho é órgão colegiado permanente de caráter normativo, consultivo e deliberativo e que atuará na elaboração e no controle de execução da Política Cultural do Município. O Conselho Municipal de Cultura é um dos pré-requisitos para que Natal faça parte do Sistema Nacional de Cultura, que exige municípios com conselhos paritários, com caráter consultivo e deliberativo. Além disso, esse conselho, segundo Ilana Félix, Chefe da Assessoria Técnica da Funcart, responde a uma lacuna que nós temos, porque ele é o órgão competente para dirimir sobre processos de tombamentos patrimoniais no âmbito municipal. O Conselho Municipal de Cultura é formado por onze pessoas: um membro nato, que é o presidente da Funcart, cinco representantes da classe cultural (que vão ser eleitos no dia 21) e cinco membros nomeados pelo Chefe do Poder Executivo por notório saber. Deve-se ressaltar que é condição para participar da eleição que as pessoas tenham se inscrito no Cadastro Municipal de Entidades Culturais (CMEC) no mínimo seis meses antes do pleito, de acordo com o Decreto nº 8076. A votação começa às 17h do dia 21. Os interessados em concorrer ao pleito devem se candidatar, na Funcart, até às 12h do dia 21, portando um currículo.
-
II Festival de Música do Beco da Lama
As eliminatórias para a 2ª edição do Festival de Música do Beco da Lama – MPBeco - ocorrerá nos dias 12 e 19 de maio e a final no dia 26 do mesmo mês. Os trabalhos deverão ser inéditos, criados em qualquer gênero musical e apresentados através de uma cópia de áudio, letra de música em português. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de abril e os concorrentes podem apresentar ficha de inscrição para até três canções inéditas. Numa parceria com a Fundação José Augusto, nos 21 municípios do Estado onde estão instaladas as Casas de Cultura, estarão disponibilizados aos interessados o Regulamento e a Ficha de Inscrição.
-
Curso Profissional de Fotografia
Imortalizar momentos e garantir a continuidade da memória de um povo, difundir os costumes de uma nação ou perpetuar os instantes mais importantes da história, faz da fotografia uma das mais belas artes. Em parceria com a Associação Potiguar de Fotografia (Aphoto), o Practical Cursos abre uma turma do Curso de Fotografia passo a passo para iniciantes, em câmeras digitais e analógicas. O curso é destinado para quem tem câmera fotográfica digital ou analógica e quer aprender a tirar melhor proveito delas. O curso aborda técnicas de composição, enquadramento, resolução, armazenamento, acessórios, entre outros temas, em aulas teóricas e práticas. Mais informações: 3211-5436.
-
Homens que Mataram Lampião
O livro “Homens que Mataram o Facínora” traz revelações surpreendentes sobre as volantes que mataram Lampião. Na obra, o jornalista Moacir Assunção traça os perfis dos perseguidores do mais célebre bandoleiro do Brasil, rei do cangaço no sertão. Virgulino Ferreira já teve sua vida - e morte - cantada em prosa e verso nos cordéis do nordeste. Mas e seus perseguidores? Como eram os homens que integraram as volantes responsáveis por rastrear e matar o mais célebre bandoleiro que o país já teve? Suas idéias, sonhos e ambições... No livro, o jornalista Moacir Assunção faz um relato histórico no qual traça perfis biográficos dos maiores inimigos de Lampião. O confronto dessas biografias com a do próprio cangaceiro produz logo uma revelação tão surpreendente quanto óbvia: seus inimigos tinham basicamente as mesmas motivações. Moacir Assunção, repórter do jornal O Estado de S. Paulo, é jornalista profissional desde 1990, com pós-graduação em Ciências Sociais. Diretor de Cultura e Comunicação do Sindicato de jornalistas de São Paulo, o autor teve a oportunidade de percorrer boa parte dos locais por onde passaram Lampião e seu bando e entrevistar chefes e soldados de volantes, além de cangaceiros e descendentes.
-
Para aplaudir de pé
1) A Ribeira de todas as tribos: de barzinhos em clima romântico às baladas eletrônicas nas tendas dos DJ’s.
2) A Fortaleza dos Reis Magos contando a História do Brasil através de grandes painéis, mostrando a presença dos colonizadores no Rio Grande do Norte.
3) O selo DoSol promovendo o rock ‘n roll potiguar.
4) A banda Perfume de Gardênia, tocando ritmos latinos como salsa, cúmbia, bolero, mambo, merengue, entre outros.
-
Descendo a ribanceira
1) A praia de Ponta Negra com o êxodo dos natalenses e a proliferação do turismo predatório.
2) A soberba de alguns boêmios no Beco da Lama que faz crescer a fogueira das vaidades entre um evento cultural e outro.
3) O açude Gargalheiras e sua água contaminada com um índice elevado de cianotoxinas, substâncias nocivas à saúde humana, produzidas por bactérias que vivem na água.
4) A ponte Newton Navarro com a denúncia de superfaturamento nas obras, feita pelo Ministério Público.

Nenhum comentário: