13 de março de 2007

Informes Literários

(Clique no cartaz para ampliar)
Prosa e poesia premiadas
A Fundação Capitania das Artes divulgou a relação dos premiados nos concursos de prosa e poesia, promovidos pela Prefeitura do Natal. A premiação acontece na manhã dessa quarta-feira, depois do café com poesia, na Funcarte e faz parte das comemorações do 14 de Março, Dia Nacional da Poesia.

Prêmio Othoniel Meneses de Poesia
1º Lugar: Antoniel Campos
Obra: Dialeto Interdito no Palato

Prêmio Câmara Cascudo de Prosa
1º Lugar: João Antônio Bezerra Neto
Obra: Abismo de Luz

Dia Nacional da Poesia
Amanhã, durante a celebração do Dia Nacional da Poesia, 10 cantoras potiguares interpretarão versos de poetas potiguares, a partir das 20 horas, na Praça da Poesia, no pátio interno do Palácio Potengi. O evento é uma realização da Fundação José Augusto e da Sociedade dos Amigos do Beco da Lama e Adjacências (SAMBA), e constará de recitais, performances, shows e exposições de livros e artes plásticas. Uma das mostras homenageará o artista plástico Newton Navarro ("Navarro - 15 anos de saudades"). Haverá ainda apresentações dos poetas Paulo Varela, Antônio Francisco e Allan Sales.

Dia do Bibliotecário
No Brasil, comemora-se em 12 de março o Dia do Bibliotecário. A data foi escolhida para homenagear Manuel Bastos Tigre, que nasceu nesse dia no ano de 1882. Engenheiro, ele deixou a carreira aos 33 anos para trabalhar com os livros, tendo passado pela Biblioteca da Associação Brasileira de Imprensa, a Biblioteca Nacional e a Biblioteca Central da Universidade do Brasil. O Dia do Bibliotecário foi instituído no Brasil em 1958, uma lembrança justa para todos os que, como Bastos Tigre, dedicam sua vida à Biblioteconomia. A equipe do PNLL também deixa aqui registrado os seus cumprimentos a estes profissionais.

Oficina de Vídeo Digital de Bolso
A 6ª edição do Festival Curta Natal lança um desafio àqueles que gostam de cinema: fazer um filme com o seu próprio aparelho celular. Dentro desta nova tendência mundial, o Festival Curta Natal insere a 1ª Mostra do Curta Celular, que terá caráter competitivo, com exibição entre os dias 16 a 20 de abril, no Espaço Cultural Casa da Ribeira, em Natal-RN. Antes da mostra, a produção do festival realiza a "Oficina de Vídeo Digital de Bolso" com objetivo de lançar luz à essas novas idéias de cinema. Quem quiser exercitar sua criatividade e, de quebra, com possibilidade de ser premiado, pode se inscrever na oficina que acontece nos dias 26, 28 e 30 de março. A inscrição é gratuita e deve ser feita na sede do festival até o dia 20 de março. Informações: (84)3201-8283

Prêmio Maximiano Campos de Literatura
As inscrições para o Prêmio Maximiano Campos de Literatura, que integra o Eixo 2 (Fomento à leitura e à formação de mediadores) do PNLL, foram prorrogadas e agora podem ser feitas até o dia 30 de junho. A categoria Alicerce, destinada aos alunos do ensino fundamental de Pernambuco, premia dissertações sobre o tema “O poder transformador do livro”. Os três primeiros lugares recebem, respectivamente, computador, câmera digital e MP3 Player. além de kits do IMC (Instituto Maximiano Campos) e publicação dos textos. A categoria Contos é voltada para os que têm escolaridade média concluída, que podem expor sua imaginação por meio da criação de histórias curtas. O primeiro lugar recebe 3 mil reais, o segundo, 2 mil reais, e o terceiro, mil reais, além de kits compostos pelos livros Na Estrada e Do Amor e Outras Loucuras, de Maximiano Campos, além da publicação dos textos em livro editado pelo IMC.

Concurso Internacional de Monografias sobre Lima Barreto
Estão abertas até o dia 31 de março as inscrições para o Concurso Internacional de Monografias sobre Lima Barreto. Promovido pelo Ministério das Relações Exteriores, o Concurso está aberto a cidadãos brasileiros ou estrangeiros que exerçam atividades relacionadas ao estudo da língua portuguesa e da cultura brasileira e residam no exterior. O primeiro, segundo, terceiro, quarto e quinto colocados receberão, respectivamente, vinte mil, quinze mil, dez mil, cinco mil e três mil dólares. Mais informações no site do MRE.

Nenhum comentário: