26 de abril de 2007

Academia Norte-riograndense de Letras tem novo imortal

Foto: AG Sued
Uma comitiva formada pelos imortais Ticiano Duarte, Ernani Rosado e João Batista Pinheiro acompanhou o homenageado até a mesa principal.

Na noite da última sexta-feira, 20 de abril, numa solenidade realizada no auditório da Federação das Indústrias do RN (FIERN), tomou posse o mais novo imortal da Academia Norte-riograndense de Letras (ANL), o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), José Augusto Delgado.

O novo imortal assume a cadeira 36, que já foi ocupada por José Medeiros Filho e Olavo de Medeiros Filho e tem como patrono Benício Filho. “É profundamente grandioso pra mim e faz bem ao meu coração poder fazer parte dessa instituição”, declarou o José Delgado durante o discurso de posse.

José Augusto Delgado foi eleito para a Academia Norte-riograndense de Letras em outubro de 2006, mas só agora tomou posse. Natural de São José do Campestre, o ministro já ocupava uma cadeira na Academia Brasileira de Letras Jurídicas.

O ministro José Augusto Delgado tem uma vasta literatura jurídica publicada, entre os principais livros, destacam-se: “Acesso à Justiça e Celeridade Processual, Direito da Cidadania”, “Interpretação Contemporânea do Direito Tributário e os Princípios da Valorização da Dignidade Humana e da Cidadania” e “Justiça Tributos e Direitos Fundamentais da Pessoa”; entre tantos outros assuntos que marcaram sua carreira.

Em entrevista à imprensa, o novo imortal expressou os agradecimentos ao poeta e presidente da ANL, Diógenes da Cunha Lima que o indicou para a cadeira número 36. José Delgado ainda ressaltou que sua eleição foi engrandecida com a candidatura concorrente do professor José Guará. “Chego envolvido pelos abraços e confiança dos amigos. Deles serei súdito no agradecimento e soldado pronto a incorporar-me aos objetivos centrais da Casa Maior de Cultura do Rio Grande do Norte”, disse o novo imortal.

Um comentário:

Anônimo disse...

Nessa foto eles estão vivos ou mortos? maninho1967@hotmail.com