17 de abril de 2007

Curta Natal exibe mostra de animação em homenagem a Otto Guerra

6ª edição do Festival Curta Natal, no Centro Cultural Casa da Ribeira, dedica a terça-feira, dia 17, às animações do diretor Otto Guerra e aos vídeo clipes potiguares

A 6ª edição do Curta Natal faz, nesta terça-feira, dia 17, uma homenagem ao cinema de animação no Brasil através da obra do diretor Otto Guerra, dono dos estúdios Otto Desenhos Animados, surgido em Porto Alegre nos idos de 1978, pelo então jovem de 22 anos Otto Guerra. A empresa é responsável por comerciais, animações, curtas-metragens, cursos e recentemente pelo longa-metragem "Wood & Stock: Sexo, Orégano e Rock'n'roll", inspirado nos desenhos do cartunista Angeli.

Otto Guerra é um dos grandes nomes da animação nacional, e por isso mesmo o Curta Natal exibe uma pequena seleção de trabalhos do diretor: "O Cavaleiro Jorge, de 14 minutos, produzido em 2000, que conta a história do Cavaleiro Jorge antes de virar Santo; "Nave Mãe", de 2004, sobre uma espaçonave e sua tripulação que perdem o controle sobre a nave e sobre si no espaço.

Encerrando com "Wood & Stock, Sexo Orégano e Rock'n'nroll", o mais recente longa-metragem, com os personagens ícones de Angeli. A história começa em uma festa na virada para 1972, na casa de Cosmo, estão os jovens Wood, Stock, Lady Jane, Rê Bordosa, Rampal, Nanico e Meiaoito, que vivem intensamente o barato do flower power ao explodir dos fogos de ano novo. Trinta anos se passam e nossos heróis, agora carecas e barrigudos, enfrentam as dificuldades de um mundo cada vez mais individual e consumista. Família, filhos, trabalho, contas a pagar e solidão são conceitos que não combinam com o universo inconseqüente desses "bichos-grilos'' perdidos no tempo. O jeito é dar ouvidos à voz sábia de Raulzito e ressuscitar a velha banda de rock'n'roll.
Antes da mostra de animação, a torcida será para a mostra competitiva de Vídeo Clipes potiguares, com exibição única na terça concorrendo pelo júri popular ao prêmio de R$ 500,00. Concorrem "Por não andar", da banda Mamute Sound (direção de Emerson da Cruz Ribeiro), Objetos do Instante", de Elegia e Seus Afluentes, com direção de Rita Machado; "Ícaro 4, da banda Allface, com direção de Joça soares; "Laydee", da banda Bugs, dirigido por Ricardo Pinto, "Pram!", dos Bonnies, com direção de Arthur Ricardo e Olavo Luiz; "Doce Avenida", do Bugs, com direção de Joca soares, "Mundo Refém", também de Joca Soares, para o músico Adriano Azambuja.

O Festival Curta Natal vai até dia 20, na Casa da Ribeira, mostrando um novíssimo panorama das muitas linguagens do cinema de curta-metragem produzido no Rio Grande do Norte e em outras cidades do Nordeste.

A entrada é gratuita, mas os ingressos devem ser retirados no local, uma hora antes de exibição. A sessão começa às 20h. Do lado de fora, haverá telão e cadeiras para o público que ficar fora da lotação da Casa da Ribeira.

MOSTRA ANIMADA
Confira a programação da terça-feira

O CAVALEIRO JORGE
ANIMAÇÃO, 14', 2000, RS
DIREÇÃO: OTTO GUERRA
O filme conta a história do Cavaleiro Jorge antes de virar Santo.

NAVE MÃE
ANIMAÇÃO, 12', 2004, RS
DIREÇÃO: OTTO GUERRA
Uma espaçonave e sua tripulação perdem o controle sobre a nave e sobre si no espaço.

WOOD E STOCK, SEXO, ORÉGANO E ROCK'N'ROLL
ANIMAÇÃO, 75', 2006, RS
DIREÇÃO: OTTO GUERRA
Em uma festa na virada para 1972, na casa de Cosmo, estão os jovens Wood, Stock, Lady Jane, Rê Bordosa, Rampal, Nanico e Meiaoito, que vivem intensamente o barato do flower power ao explodir dos fogos de ano novo. Trinta anos se passam e nossos heróis, agora carecas e barrigudos, enfrentam as dificuldades de um mundo cada vez mais individual e consumista. Família, filhos, trabalho, contas a pagar e solidão são conceitos que não combinam com o universo inconseqüente desses "bichos-grilos'' perdidos no tempo. O jeito é dar ouvidos à voz sábia de Raulzito e ressuscitar a velha banda de rock'n'roll.


MOSTRA VIDEO CLIPES POTIGUARES

POR NÃO ANDAR 3'30"
DIREÇÃO: EMERSON DA CRUZ RIBEIRO
BANDA: MAMUTE SOUND

OBJETOS DO INSTANTE 2'18"
DIREÇÃO: RITA MACHADO
BANDA: ELEGIA E SEUS AFLUENTES

ÍCARO 4'
DIREÇÃO: JOCA SOARES
BANDA: ALLFACE

LAYDEE 4'45"
DIREÇÃO: RICARDO PINTO
BANDA: BUGS

PRAM! 3'20"
DIREÇÃO: ARTHUR RICARDO, OLAVO LUIZ
BANDA: OS BONNIES

DOCE AVENIDA 9'
DIREÇÃO: JOCA SOARES
BANDA: BUGS

MUNDO REFÉM 5'
DIREÇÃO: JOCA SOARES
BANDA: ADRIANO AZAMBUJA

Este texto foi produzido pela Fato Novo Comunicação, assessoria de imprensa do Festival Curta Natal. Jornalistas responsáveis: Dionísio Outeda (84 99743839) e Cinthia Lopes (91099113).


Cineclube Natal
www.cineclubenatal.blogspot.com

Nenhum comentário: