18 de abril de 2007

Informes Literários

Semana Monteiro Lobato de literatura Infantil
Se a Unesco se prepara para comemorar o Dia Mundial do Livro, aqui no Brasil o 18 de abril é o Dia Nacional do Livro Infantil. A data foi escolhida para homenagear o nascimento de Monteiro Lobato. Em São Paulo, entre os dias 15 e 21, acontece a Semana Monteiro Lobato de Literatura Infantil com contação de histórias, filmes, debate, exposição, lançamento de livro, música, dança e oficina de bonecos. Em Taubaté também estão previstas diversas atividades: na cidade natal do escritor, já são 55 anos comemorando a Semana Monteiro Lobato. De 15 a 22 de abril, o Sítio do Pica-pau Amarelo será o palco dos festejos. Clique aqui para conferir a programação completa em São Paulo, e aqui para as atividades em Taubaté.

Projeto SESC Escola
No Ceará, o SESC desenvolve um projeto de empréstimo de livros e apresentação de histórias dramatizadas que busca atender 3.920 crianças em 2007. O SESC Escola, que integra o Eixo 2 do PNLL (Fomento á leitura e á formação de mediadores), a cada ano entra em contato com as escolas públicas da cidade de Crato, localizada no Cariri cearense, para sensibilizar os professores e garantir o envolvimento deles. E, semanalmente, grupos de 140 alunos visitam a biblioteca do SESC. Os livros emprestados às crianças ficam sob a responsabilidade dos professores, motivados a realizarem dinâmicas de leitura na escola. Este ano, será realizado um acompanhamento sistemático do trabalho que os professores desenvolvem com os livros emprestados.

Espaços virtuais
O Leiturizando é uma página na Internet que oferece dicas para o trabalho com a leitura em sala de aula e relatos de experiências docentes, comentários sobre literatura, resenhas de livros técnicos e resumos da vida e da obra de autores nacionais. Outro espaço virtual que merece ser conhecido é Dobras da Leitura, revista eletrônica dedicada à literatura infantil. Após contabilizar um aumento de 75% no número de visitas e incorporar novos colaboradores em 2006, o Dobras da Leitura também passou a contar com um conselho consultivo e deu iniciou ao suplemento literário Trevo de leitura, que traz resenhas feitas três diferentes autores e é feito em parceria com a Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infanto-juvenil.

Inscrições para a XV Semana de Humanidades
Estão abertas as inscrições em Minicursos e Oficinas da XV Semana de Humanidades, realizada pelo Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da UFRN. Os interessados podem se inscrever no Espaço Humanitas, no prédio do CCHLA, até o dia 07 de maio de 2007. A lista com os temas está disponível no site www.cchla.ufrn.br. Os alunos interessados em participar dos Grupos de Trabalho, da exposição de painéis e da mostra de vídeos também já podem submeter os resumos de trabalhos pelo site do Centro. O prazo para o envio dos resumos termina no próximo dia 27. A Semana de Humanidades deste ano será realizada entre os dias 14 e 18 de maio, com diversas atividades programadas e eventos propostos por professores do CCHLA. Outras informações podem ser obtidas na secretaria da Semana, que está funcionando na sala 229 do CCHLA, das 7h30 às 11h30 (tel:3215-3573).

Dormindo ao lado do Sol...
Rosângela França, Natal RN

BEIJOU MINHA BOCA...
Praticam a pétala
FALOU-ME AO OUVIDO...
tecida em carmim,
DE MENTA PINTOU MINHA PELE...
beijada em silêncio,
FALOU EM CAFÉ COLORIDO...
servida ao sorriso,
ATOU-ME A UM LAÇO DE FITA...
perdida no escuro
GUARDOU-ME NA CAIXA ROSADA!
à espera de mim.


DORMI SOB SONHO LACRADO...
Sobre a mesa...
SUAS MÃOS CONDUZIRAM O TEMPO...
O toque furtivo.
FECHOU CRUELMENTE MEUS OLHOS...
São dedos fiéis, embora indecisos,
NÃO PUDE OUVIR OS APELOS...
procuram o calor,
DEITOU SUA VOZ EM MEU LEITO...
descobrem o outro,
TROCOU O SORRISO POR ROSAS...
relembram aquele sorriso,
A MÃO FECUNDOU O ABRAÇO...
agora, desnudo
VENDEU O VERSO, GASTOU A PROSA...
provoca os sentidos,
PÔS GRÃOS DE CAFÉ EM MEU PEITO!
cheirando a sabor.

Nenhum comentário: