24 de junho de 2007

E viva São João!

Alexandro Gurgel
Ontem, postei uma foto captada durante o Festival de Quadrilha "Tradicional", que ocorre em Mossoró, em meio ao Cidade Junina. Chuveu e-mail na minha caixa eletrônica apontando as mudanças nas nossas tradições juninas. Veja essa outra e diga, caro leitor, isso é uma quadrilha junina ou um baile de carnaval?
Entre tantas tradições juninas que vem se perdendo no tempo, estão as festas juninas nos bairros. Não faz muito tempo quando o São João Natalense era animado pelo Arraiá da Véia Chica, em Lagoa Seca e o Arraiá da Esmeralda, em Potilândia. Agora, a apresentação de quadrilhas é observada em meio a um grande evento global, perdendo parte do seu caráter popular.
Veja um e-mail recebido da escritora e dramaturga Clotilde Tavares:

"Bem, isso nunca foi quadrilha junina nem aqui nem na China.
Quando vivia em Natal, escrevi alguns artigos sobre isso. Mas de nada adianta. Isso é uma coisa fabricada pela todo-poderosa rede globo, e 'globoliza' o São João em todo o Nordeste.
Quando a gente vai falar, as pessoas dizem: 'Mas é tão bonito! Tão colorido!'
E a gente fica com fama de uma pessoa mal humorada, que reclama das coisas 'coloridas' da vida.
Aqui na Paraíba é do mesmo jeito. Nao fui a Campina Grande porque nao gosto do frio, nem das multidões do Parque do Povo, nem das bandas tipo Calipso que agora se apresenta por lá. Antes era proibido, mas agora não é mais.
O São João aqui em João Pessoa, no Centro Histórico, é cheio dessas 'intervenções', um horror.
Ontem a televisao mostrou (ou melhor, quis mostrar) um grupo de ciranda de raiz, que ia se apresentar à noite. A cãmera focou dois segundos nos cirandeiros, aqueles homens rusticos, verdadeiros, com aquela sonoridade linda, e imediatamente focalizou os 'quadrilheiros', vestidos de verde-limão e rosa-shocking, coloridos e dançando com passos que pareciam estar no Texas.
Tive vontade de chorar. Por isso que fico em casa, absolutamente sem vontade de presenciar os crimes que se cometem contra a cultura popular".
Clotilde

2 comentários:

Moacy Cirne disse...

Endosso em gênero, número, grau & adjacências as palavras de Clotilde. Um abraço.

Anônimo disse...

Devemos notar que hoje em dia é muito dificil uma representação fiel da arte, e por isso que existem os grupos para-folcloricos que reiventam a forma de se passar ao público aquele momento/costume que um certo grupo cultivou em seu meio.Concordo que nesta foto Mossoro foi infeliz mas o espetaculo CHUVA de bala temos que resaltar é SENSACIONAL!abraços ao Alex e parabens pelo blog!