18 de setembro de 2007

RAPADURA NEWS

AG Sued
As peripécias de Miguel Mossoró e Super Moura
Enquanto um rio de lama invade a Câmara Municipal de Natal, repleto de propinas e arrastando a maioria dos vereadores para a vala dos corruptos, Miguel Mossoró prepara sua campanha para prefeito tendo como companheiro o sargento reformado Super Moura, que pleiteia uma vaga como vereador natalense. É bom lembrar que na última campanha para prefeito de Natal, Miguel foi o terceiro colocado, perdendo apenas para o deputado Luiz Almir e para o prefeito Carlos Eduardo, ficando a frente dos deputados federais Nei Lopes e da petista Fátima Bezerra. Há dois anos, durante a campanha para deputado estadual, o fanfarrão Super Moura conseguiu mídia nacional fazendo “mugangas” em horário eleitoral. Os dois candidatos já estão em plena campanha eleitoral e garantem: “É Miguel Mossoró costurando e Super Moura dando um nó”, uma velha receita de sucesso, recheada com uma super-mãozada.

Gráfica afiada
O artista plástico Venâncio Pinheiro é o novo coordenador da Gráfica Manibu, da Fundação José Augusto, e promete revolucionar o mercado editorial natalense. Proveniente da poesia marginal de Natal, nos idos de setenta, quando fazia parte do grupo chamado “Geração Mimeográfo”, Venâncio espera editar textos inéditos que fizeram história na literatura natalense. O primeiro livro será “Máquina de Lavar Poemas”, de João Gualberto; seguido por “A Farsa do Poder”, uma peça teatral de Racine Santos e, por fim, as memórias de uma Natal contra-cultural no livro de Marílio Eugênio com o seu “Memórias Hippe de Natal”.

Goiamum Audiovisual
A Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas do Rio Grande do Norte estará coordenando o “II Seminário Estadual de Cinema, Televisão e Vídeo”, de 22 a 24 de outubro, no auditório do Sesc, no centro de Natal. O evento faz parte do “Goiamum Audivisual” promovido pela Capitania das Artes e pretende discutir a produção local, apontando as principais diretrizes para o crescimento do setor e confirmando a necessidade de integração do audiovisual como o processo de construção de um pólo de cinema potiguar.

Poemas azuis
O poeta mossoroense Marcos Ferreira está ansioso para o lançamento do livro “A Hora Azul do Silêncio”, a ser lançado em outubro próximo, pela editora da Universidade Federal do Amazonas. O livro faz parte do pacote que Marcos Ferreira ganhou com o primeiro lugar no concurso de poesias em Manaus.

Fotografe melhor
A Associação Potiguar de Fotografia (Aphoto) e o Practical Cursos estão organizando um curso de fotografia para iniciantes em Natal. O curso é destinado para quem tem câmera fotográfica digital e queira aprender a tirar melhor proveito delas, além de ensinar passo a passo a arte de captar imagens. Em breve, a Aphoto vai ministrar uma oficina fotográfica em Mossoró. Mais informações, ligue (84) 3211-5436.

Sarau na Aliança Francesa
Na penúltima quinta-feira de cada mês, a Aliança Francesa de Natal é palco para tertúlias literárias, exposição de artes e boa música. Apresentando poetas, músicos e artistas potiguares, o intrépido jornalista Leonardo Sodré, o professor da UFRN José Torres e a empresária Mércia Freire já organizaram seis edições dos saraus.

Parlamentar vs Professor
Um parlamentar que atua em Brasília (deputado federal e senador) custa aos cofres públicos R$ 10,2 milhões por ano. Um professor da rede pública (municipal e estadual) no Rio Grande do Norte ganha, em média, R$ 7.800. Trocando em miúdos, um parlamentar custa ao Brasil o salário anual de 688 professores com curso superior. Essa é uma das razões que colocaram o RN com o pior índice de educação básica em território nacional. E como averiguar não ofende, eu pergunto: quem é mais importante para o país, um professor ou um parlamentar?

Tenho dito
Parafraseando o grande cineasta inglês, Charles Chaplin, penso que é melhor continuar sendo apenas um papangu arraigado, o que já me coloca em nível bem mais elevado do que o de qualquer político.

Nenhum comentário: