8 de outubro de 2007

Coisas do Grande Ponto

Calote na Samba
O ex presidente da Samba (Associação dos Amigos do Beco da Lama e Adjacências), poeta Eduardo Alexandre, reclama que há dois anos a Fundação José Augusto vem dando um calote nele. Acontece que quando estava à frente da entidade, Eduardo organizou o III Pratodomundo, festival gastronômico no Beco da Lama, convidando alguns artistas para as apresentações culturais com seus cachês garantidos pela FJA. O ex presidente da Samba teve que pagar aos artista com grana do próprio bolso para não ser chamado de ladrão. “Fui ameaçado de morte e não podia chegar ao Beco que era cobrado de maneira violenta por alguns que tinham esse dinheiro da FJA a receber e que foram por mim contactados para os shows do evento que tinha o carimbo da citada Fundação”, afirmou o poeta, que ainda pretende ter seu dinheiro de volta.
-
Folcore em torno de Ojuara
O jornalista Woden Madruga noticiou que foi o poeta Calos Drummond de Andrade quem despertou no produtor Luiz Carlos Barreto o interesse pelo livro “As Pelejas de Ojuara”. Na verdade, quem apresentou Luiz Carlos Barreto à obra foi a produtora Andrea Mota, de Recife, que ligou uma noite para a escritora Clotilde Tavares dizendo que estava com LC Barreto e queria fazer o contato dele com Nei Leandro. Prontamente, Clotilde deu o telefone de Nei Leandro, Barreto ligou e foi assim que tudo começou.
-
Constatação krhystalina
“Essa cidade é um desastre para a arte, em todos os sentidos”. Desabafo da cantora Khrystal sobre a realidade dos artistas que vivem na capital do Rio Grande do Norte e não possuem o devido reconhecimento nem incentivo.
-
Clarice "Gurgel" Lispector
30 anos depois da morte da autora da “A hora da estrela”, seu último livro, descubro que Clarisse Lispector era minha prima por afinidade. Ela foi casada durante 16 anos com o primo diplomata Maury Gurgel, vivendo em países da Europa e nos Estados Unidos. Os 30 anos de morte têm sido oportunos para a releitura das obras da autora; eventos espalham-se pelo país, incluindo a exposição no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, que em setembro chegará ao Rio.
-
Sujeira política no Trairí
Apesar da competente fundamentação feita pelo juiz de direito Airton Pinheiro, pedindo o afastamento imediato do prefeito de São Bento do Trairí, José Wilton Xavier, conhecido como Tula, o Tribunal de Justiça do Estado, através do desembargador Expedito Ferreira, autorizou que o prefeito voltasse a ocupar sua cadeira. O prefeito é acusado de improbidade administrativa, fraude de licitações, criação de notas frias, peculato, firmas fantasmas, entre outros crimes. Observadores da cena política trairiense afirmam que houve favorecimento político no caso porque a filha do presidente do TJE é uma das advogadas de defesa do prefeito e exerce boa influência naquele tribunal.
-
Oficina de Cinema em Natal
O projeto Goiamum Audiovisual, evento realizado pela Prefeitura do Natal através da Fundação Capitania das Artes, em parceria com entidades ligadas ao cinema potiguar, promove a “I Oficina de Animação”, de 8 a 11 de outubro, no laboratório de informática do CEFET e no SEBRAE da Zona Norte. As oficinas são gratuitas e ministradas por professores de cinema da Faculdade Armando Álvares Penteado, sendo destinada à 40 alunos. As oficinas acontecem de 8 a 11 de outubro, e as inscrições podem ser feitas a partir do dia 24 de setembro. O pré-requisito é ter acima de 16 anos e conhecer noções básicas de informática. Outras informações através dos números 3232-8226 ou 3232-8143.
-
Dicionário de Bolso
A professora de Teoria Literária, Maria Eugênia Boaventura, do departamento de Letras da Unicamp, organizou o “Dicionário de Bolso”, manuscritos produzidos pelo poeta Oswald de Andrade ente as décadas de 30 e 40. No livro, um dos papas do Modernismo brasileiro destila seu sarcasmo para definir figuras públicas, abrangendo desde personagens bíblicos até personalidades de maior relevo na política, literatura, artes e religião. Nem seu companheiro modernista Mário de Andrade livra-se incólume à critica ferina de Oswald. Descontando os exageros ideológicos do autor, perdoáveis em vista do contexto histórico, é leitura recomendável e altamente palatável.
-
Artistas expulsos da praça
Mossoró é uma cidade cheia de contradição. Enquanto alguns se orgulham em chamá-la de “capital cultural do RN”, a prefeitura municipal expulsa artistas das praças públicas quando há uma manifestação artística, formada por organizações não governamentais. O projeto Eco Arte, coordenado pelo professor de música Denilson Duarte, foi proibido de ser apresentado na Praça Rodolfo Fernandes por vários seguranças brutamontes, usando de truculência e a serviço da prefeitura, impedindo que grupos de jovens músicos, artistas e idosos se apresentassem para o público. O tema do espetáculo é “Onde anda minha liberdade”, muito pertinente para chamar a atenção da população para a situação dos músicos mossoroenses, que foram excluídos do espetáculo “Auto da Liberdade” e escorraçado da praça.
-
Festival de Música Potiguar
O deputado Robinson Faria, anunciou a criação do Festival da Canção do Rio Grande do Norte, que será realizado em fevereiro de 2008 e contará com uma premiação de R$ 100 mil em dinheiro. Outro estímulo aos participantes é a sua transmissão pela TV Assembléia, atualmente no Canal 36, mas que dentro de 60 dias estará funcionando em canal aberto, ampliando o público dos artistas participantes para todo o RN. Além disso, os cinco primeiros colocados ganharão a gravação de um CD. Pelo tamanho do projeto e o valor da premiação, o evento deverá sair da sede da AL para ser realizado num dos ginásios da cidade.
-
Fotografia potiguar
A Associação Potiguar de Fotografia (Aphoto) dispõe de uma lista de discussão na internet para integrar os seus associados, enquanto discute vários temas em torno da fotografia. A lista é aberta para qualquer fotógrafo interessado no assunto e para participar, basta enviar um e-mail para: aphoto-subscribe@yahoogrupos.com.br

Nenhum comentário: