7 de outubro de 2007

Governadora abre a Semana Potiguar de Ciências e Tecnologia no Palácio Potengi

AG Sued
Governadora Wilma de Faria e Isaura Rosado, presidente da Fapern, durante a abertura Semana Potiguar de Ciências e Tecnologia e do I Salão Abraham Palatnik de Artes Visuais.
-
Alexandro Gurgel
-
Numa noite em clima de arte, a banda marcial dos Fuzileiros Navais deu as boas-vindas às pessoas que chegavam ao Palácio Potengi para o início da Semana Potiguar de Ciências e Tecnologia, na última terça-feira. Na mesma solenidade, a governadora Wilma de Faria abriu o I Salão Abraham Palatnik de Artes Visuais.

Sob a coordenação da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (Fapern), a Semana Potiguar de Ciências e Tecnologia marca o incentivo à pesquisa, arte, ciência e tecnologia com 1.400 dias de atividades em Natal, Mossoró, Currais Novos e Caicó, envolvendo 60 instituições participantes.

Nesses eventos, serão distribuídos R$ 70,00 em dinheiro para 44 prêmios, durante quatro concursos destinados a jornalistas (Prêmio Fapern de Jornalismo), artistas (Salão Abraham Palatinik de Artes Visuais) estudantes, escolas e professores (Iniciação Científica) e ao público em geral (Mostra Curta Celular).

Até o encerramento dos eventos, em 31 de outubro, serão realizadas mais de 500 atividades diferentes. Dentre as ações, a presidente da Fapern, Isaura Rosado, destaca 200 visitas de cientistas às escolas públicas, oficinas da Aeronáutica com simulador de vôo e visitas ao rio Potengi com uma aula técnica sobre a vegetação. "Todas as atividades são voltadas para incentivar o gosto pela ciência no grande público e são totalmente gratuitas", afirma.

Entre as atividades que serão realizadas em Mossoró, durante o mês de outubro, Isaura Rosado aponta a "Primeira Mostra de Literatura", no Teatro Lauro Monte Filho; a "III Feira do Livro de Mossoró", na Estação das Artes Eliseu Ventania; uma exposição "O Invento e o Inventor Potiguar", na Bliblioteca Municipal; e a "Expotec - Exposição Técnica, Científica e Cultural do Cefet".

No discurso de abertura, a governadora Wilma de Faria falou que o governo do Estado está sintonizado com a política adotada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia para popularizar e divulgar o desenvolvimento científico e tecnológico do Rio Grande do Norte. "Que a II Semana Potiguar da Ciência e Tecnologia, enquanto política de inclusão social e democratização do saber, estimulando a formação de uma nova geração de cientistas potiguares", disse a governadora.

Exposições, concursos e prêmios marcam o projeto

Durante a abertura da Semana Potiguar de Ciências e Tecnologia foi apresentado o Prêmio Abraham Palatinik de Artes Visuais composto de 50 obras dos 30 artistas selecionados, cujo vencedor foi o artista Guaraci Gabriel com a obra "Portal do Tempo", homenageando o jornalista Manoel Dantas e seu livro "Natal daqui a cinqüenta anos".

Com o trabalho "Ronda", o artista Max Pereira ficou em 2º lugar e Vinícius Dantas ficou em 3º lugar com a obra "Eleição". O artista plástico mossoroense Marcelo de Lacerda ganhou menção honrosa, com a obra "Desconcerto".

Entre as técnicas encontradas na exposição, o público pôde apreciar pintura, arte contemporânea, incluindo desenho, pintura, instalação, vídeo, fotografia e instalação, além de arte-efêmera. Esta última tem como característica ser realizada apenas no momento de sua apresentação. Para preservar a obra, a organização do Salão irá documentá-la, através de vídeo ou fotografia, para disponibilização ao público até o final da exposição.

Até o dia 17 de outubro, estão abertas as inscrições para o Mostra Curta Celular, que qualquer pessoa pode participar e para o Prêmio Fapern de Jornalismo. De acordo com Isaura Rosado, o número de jornalistas mossoroenses inscritos é bastante baixo.

O concurso pagará o valor equivalente a 10 salários mínimos aos melhores trabalhos jornalísticos de cada uma das duas categorias participantes. "Já temos bastantes trabalhos inscritos, mas poucos são de Mossoró. Espero que a imprensa mossoroense se inscreva e participe ativamente desse prêmio", ressaltou.

Nenhum comentário: