25 de outubro de 2007

II Seminário de Cinema, TV e Vídeo terá presença de diretor da ANCINE, Mário Diamente

Seminário prossegue nesta quarta-feira, a partir das 8h30 da manhã, com participação de Tvs locais, produtoras, realizadores e como convidado de fora a ANCINE – Agência Nacional do Cinema — representada pelo seu diretor Mário Diamante, que abrirá a programação na quinta-feira com o tema "O cinema brasileiro de curta-metragem"

O 2º Seminário de Cinema, TV e Vídeo, que integra o evento Goiamum Audiovisual, teve início nesta terça-feira no SESC Centro. Neste primeiro momento, as instituições públicas falaram sobre seus projetos e investimentos para o setor, e a emissora SBT apresentou aos participantes o projeto de Pólo de Teledramaturgia do Nordeste, que estréia nesta terça-feira com a minissérie "Santo por Acaso", para todo o Nordeste e tem como base a TV Jornal, de Pernambuco. O projeto consiste na realização de três minisséries com quatro capítulos cada, utilizando atores e pessoal técnico local.

O Seminário de Cinema, TV e vídeo ocorre pela manhã e tarde, e é aberto ao público. Entre os temas abordados estão Políticas Públicas para o Audiovisual, Regionalização da Programação, Exibição e Distribuição, Capacitação Profissional, TV Digital, Memória e Preservação, e Espaços Alternativos para exibição. A ANCINE — Agência Nacional de Cinema — está entre os nomes convidados do Seminário, e será representada por seu diretor Mário Diamante. A ANCINE foi criada em setembro de 2001, e tem como principal objetivo auxiliar a produção cinematográfica nacional. Mário Diamente falará sobre o cinema brasileiro, em especial o curta-metragem.

Também estarão presentes os representantes da Fundação Capitania das Artes (promotora do Goiamum), TV Universitária, Cineclube Natal, ABDeC, TVs locais, Fundação José Augusto, produtoras locais e realizadores potiguares.

A primeira edição do Seminário de Cinema Tv e Vídeo foi realizada em setembro de 2003 com o objetivo de discutir as cenas audiovisuais locais. Avaliando aquele primeiro momento, o fotógrafo Carlos Tourinho, que atualmente representa a ABDeC, disse que este atingiu os seus objetivos criando propostas para o despertar de uma política para o setor, ouvindo os profissionais participantes e registrando em carta, encaminhada ao poder público, as principais diretrizes e necessidades detectadas naquele evento.

Quatro anos depois, surge a oportunidade de dar segmento ao seminário, com a realização do Goiamum Audiovisual, um evento que une o poder público municipal e os profissionais que trabalham com o audiovisual potiguar. "Diante da promoção do Goiamum Audiovisual, a realização da segunda edição do Seminário tornou-se possível, agregando oportunamente a necessidade de discutir e avaliar os avanços significativos do setor audiovisual do Estado, a relação produção/exibição, conteúdo televisivo, festivais e políticas públicas", disse Tourinho.

Confira detalhes da programação no http://www.goiamumaudiovisual.com/

Nenhum comentário: