7 de novembro de 2007

RAPADURA NEWS

Caros leitores do Grande Ponto,
Desde o último sábado que o Grande Ponto não é atualizado porque este blogueiro estava no Seridó participando da Pega do Boi no Mato da Fazenda Pitombeira, em Acari. Aproveitei a ocasião para resolver alguns assuntos em Currais Novos e na volta, eu e o fotógrafo Hugo Macedo passamos pela Serra Verde, o 2º lugar mais alto do RN. Seguimos o leite seco do Rio Potengi, em meio a caatinga esturricada, pela mesorregião do Potengi até chegar ao município de São Tomé. Na foto acima, alguns dos vaqueiros da Ribeira do Acari posaram para um registro em cima dos seus cavalos antes de se embrenharem no mato em busca do boi. Notem que o ponto de vista da fotografia está na altura dos olhos dos encourados porque estou montando num alazão.

40 anos de colunismo anti-cultural
Só mesmo em Natal que uma colunista social vai realizar uma festa patrocinada com dinheiro publico, da Prefeitura da cidade e do Governo do Estado. Já não bastava os principais jornais do RN, Diário de Natal e Tribuna do Norte, com seus cadernos de “cultura” recheados de colunismo social, agora a grana dos nossos impostos vai favorecer uma festa para luluzinhas, dondocas e mauricinhos. Um absurdo! Enquanto isso, a Fundação José Augusto não tem dinheiro para pagar os artistas que já fizeram shows e não produz cultura a contento por falta de grana. As Casas de Cultura espalhadas pelo interior do Estado são verdadeiros elefantes brancos porque não há incentivos financeiros para que funcionem a contento, favorecendo milhares de pessoas que vivem na zona rural. Até quando nossa cultura será deixada de lado em detrimento as festas fúteis das amigas da governadora?

Teatro na região Oeste e no Vale do Assu
O lançamento do projeto “Aonde o Povo Está”, da Companhia Escarcéu de Teatro, será na próxima hoje, às 19h, no Teatro Dix-huit Rosado, em Mossoró. Patrocinado pela Petrobras, através da Lei de Incentivo à cultura, Lei Câmara Cascudo do Governo do Estado, o projeto levará teatro de qualidade para 15 da Região Oeste e do Vale do Açu e um no Ceará. As peças “A Lenda do Poço Feio” e “O Guarda Chuva de Prata” serão apresentadas nos municípios de Mossoró, Apodi, Assu, Alto do Rodrigues, Macau, Governador Dix-sept Rosado, Caraúbas, Aracati, Felipe Guerra, Areia Branca, Serra do Mel, Upanema e Pendências. O grupo de teatro também vai oferecer oficinas e conversas às cidades visitadas para estimular e oferecer qualidade à produção teatral dos municípios. Entre os objetivos do projeto estão a popularização da arte teatral, a formação de novas platéias e a democratização no acesso aos bens culturais, oferecendo opção de lazer e informação cultural às populações residentes nos municípios contemplados.
Visite o Site: http://www.escarceu.com.br/

Exposição na Pinacoteca do Estado
Até o dia 18 de novembro, o pessoal poderá ver a exposição “Paisagens” que focaliza várias localidades da cidade do Natal e do seu país de origem, a Suécia. O Artista Peter Raners nasceu em 1953 na cidade de Linkoping a 200km de Estocolmo, Suécia. Completa 30 anos na produção das artes plásticas, Produziu gravuras, pinturas, vídeo, móveis, esculturas em cimento, instalações, montagens em computador e fotografias, durante esse tempo realizou exposições em vários países da europa, participou da bienal de São Paulo em 1982.

Maria Betânia fará show na ponte Newton Navarro
A cantora Maria Betânia será a estrela da inauguração da ponte Forte-Redinha. O show acontecerá no dia 20 de novembro. O Governo do Estado deverá gastar R$ 600 mil, somente com os festejos inaugurais da ponte, mas nenhum artista potiguar está escalado para participar das comemorações.

III Festival Universitário de Curtas
Acontece nos dias 12 e 13 de novembro, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), a terceira edição do Festival Universitário de Curtas. A programação vai ter início às 19h, com encerramento às 21h30. O Curtacom é uma mostra competitiva de curtas-metragem produzidos por universitários, com o objetivo de estimular o desenvolvimento da produção audiovisual na UFRN e na comunidade em geral. Este ano o evento conta com uma novidade: um concurso fotográfico. O regulamento está disponível no site http://www.blogger.com/

Simpósio Djalma Maranhão reúne produtores culturais
A Prefeitura do Natal, por meio da Fundação Capitania das Artes, promove até o dia 9 de novembro, o I Simpósio da Lei Djalma Maranhão. O objetivo é a integração dos produtores, captadores de recursos e agentes culturais com os patrocinadores. Além de discutir incentivos de itens relevantes para a cultura local, o Simpósio vai definir cartilhas de critérios, limites e normas de prestação de contas. O público-alvo do Simpósio é formado por agentes culturais, produtores culturais, patrocinadores, escritórios de contabilidade e contadores de empresas patrocinadoras, contadores de projetos culturais, elaboradores de projetos culturais e outros profissionais que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto. O evento é gratuito. Durante a realização do Simpósio será feita a entrega do certificado aos 10 maiores patrocinadores da Lei Djalma Maranhão, além da participação de Maurício Dantas, representante do Ministério da Cultura. Outras informações sobre o Simpósio podem ser obtidas pelo telefone: 3232 – 4943, com Denise Siqueira.

Um comentário:

Unknown disse...

TO AQUI EM SÃO PAULO LENDO SEU BLOG..E POR ALGUM MOTIVO VOCE OMITIU A REALIZAÇÃO DA X FEIRA DE SEBOS É SEMPRE ASSIM ACOMPANHO SEU BLOG DE MUITO TEMPO MAS ELE TA FICANDO BEM RUINZINHO DEVIDO ESSE SEU AMOR LOUCO POR MOSSOROS E AFINS...SÓ TENHO QUE LAMENTAR...ALEXANDRE