8 de janeiro de 2008

Um dia para “clicar” a cidade

Foto: AG Sued
CLICANDO - Fotógrafos da Aphoto estarão na Favela do Maruim

O Dia Nacional da Fotografia e do Fotógrafo não vão passar em branco em Natal. A Associação Potiguar de Fotografia (Aphoto) celebra hoje, em dois momentos, a data. A partir das 14h, os fotógrafos da entidade visitarão a comunidade de Maruim, localizada na Zona Leste de Natal, para uma espécie de “acerto de contas”. A concentração será no Mercado do Peixe, no Canto do Mangue. O evento é gratuito e aberto a qualquer pessoa.
-
Ano passado, no Dia da Criança, a turma foi ao local entregar brinquedos e doces aos moradores e aproveitou para fazer uma sessão de fotos. Agora, eles retribuem as poses levando as imagens registradas na época. “Vamos fazer um varal fotográfico na comunidade de Maruim e depois entregar as fotos às pessoas que aparecem nas 30 imagens registradas”, conta o jornalista, fotógrafo e presidente da Aphoto, Alexandro Gurgel.
-
Na boca da noite, a partir das 18h, a turma migra para o restaurante Galileu, que abre as portas do estabelecimento para a exposição “Foco potiguar” que apresenta 40 imagens registradas de variados momentos do Estado. As fotografias ficarão expostas no espaço até o carnaval.
-
Fundada há seis anos, a Aphoto possui hoje 140 membros cadastrados que pagam uma anuidade de R$ 60. Em seu primeiro mandato, Gurgel conseguiu dar visibilidade à entidade e promete movimentar a programação de eventos da associação em 2008. “Fizemos ano passado 8 passeios e expedições, o que dá uma média de um mês e meio entre um evento e outro. Mas temos uma vasta programação para este ano. Faremos encontros para bate papo e troca de material, uma vez que Natal não tem mercado fotográfico. Um cara que quer comprar uma máquina digital ou uma lente mais potente, os que querem trocar. Há essa lacuna e vamos trabalhar nesse mercado informal. Os primeiros encontros serão depois do carnaval, no Parque das Dunas, sempre no último domingo de cada mês”, conta.
-
Segundo ele, a categoria tem um certo destaque no Estado, mas só agora começa a se unir. “Há fotógrafos muito bons no RN, mas ainda falta agregar. Temos nos reunidos, somos mais unidos do que antes. Hoje já existe um número maior de fotógrafos que se juntam para andar em passeios e expedições. Para você ter uma idéia, Natal é uma das únicas capitais onde se comemora o Dia Nacional da Fotografia e do Fotógrafo, assim como ocorre no Dia da Poesia”, afirmou.
-
Além da visibilidade da Aphoto, Alexandro Gurgel comemora ainda o possível retorno de um prêmio patrocinado ligado à fotografia pelo poder público. Segundo o jornalista, o prefeito Carlos Eduardo Alves se comprometeu com um grupo da associação em inserir um prêmio fotográfico na programação do Natal em Natal 2008.
-
A “audiência” com o prefeito ocorreu no fim de semana passado, na praia de Pirangi, quando a Aphoto organizava a primeira expedição fotográfica do ano. “Encontramos o prefeito este fim de semana na praia com a família e falei da proposta. Se a prefeitura dá prêmio para a melhor fachada do natal, porque não pensar na fotografia? Depois do Dia de Reis as pessoas e a prefeitura desarmam seus enfeites e a fotografia é o que sobra para contar história. Falei isso para ele, que me disse que vai estudar a possibilidade de inserir um prêmio fotográfico - que não existe desde os 400 anos de Natal - no Natal em Natal deste ano, junto com a música, o teatro e o cinema”, afirmou.
-
Serviço:
Dia Nacional da Fotografia
Varal fotográfico na comunidade de Maruim, a partir das 14h (concentração no Mercado do Peixe) e exposição “Foco Potiguar”, a partir das 18h, no restaurante Galileu (avenida Prudente de Moraes).
-

Um comentário:

Anônimo disse...

À propósito, amigo Alex, se não me falha a memória, faz um ano que a figura de Maurício Grounge não pinta por essas bandas do Grande Ponto. Não seria a hora de convocá-lo para mais uma temporada? Afinal, é uma série imperdível no verão. Abs do leitor diário do blog, Rafael Duarte.