5 de março de 2008

RAPADURA NEWS

Festivais de Dança e Teatro
A Caixa Econômica Federal está com edital aberto para a seleção de projetos de festivais de teatro e dança. O edital prevê patrocínio a 20 projetos de teatro e 12 de dança entre maio e dezembro deste ano, em um total de R$ 2,9 milhões em recursos aplicados. Para participar da seleção, as propostas deverão ser apresentadas por pessoa jurídica cuja natureza contemple a realização de eventos culturais. Edital e outras informações:
Concurso Literário
A Fundação Cultural Capitania das Artes divulgou ontem os resultados de seus respectivos concursos literários, o de prosa “Câmara Cascudo”, e o de poesia “Othoniel Menezes”. O vencedor do concurso de prosa foi o romance “O ponto oco”, de autoria de Rubem G. Nunes. As menções honrosas ficaram com “O magnífico crocodilo”, de Nelson Choueri Júnior, e “O terceiro silêncio”, de Alexandre Bezerra Alves. A comissão julgadora do concurso Câmara Cascudo foi composta pelo editor José Abmael da Silva, jornalista Tácito Costa, e jornalista Osair José Vasconcelos. Foram inscritas 17 obras neste segmento literário. No prêmio Othoniel Menezes o vencedor foi “Das apresentações”, obra poética de Ana Luiza Burlamaqui da Penha. A comissão indicou para menções honrosas as obras “Fragmentos em vasos de barros”, de Alexandre Magnus Abrantes de Albuquerque; “Estudo sobre as imagens da alma”, de Gustavo de Castro; “Lâmina de lua”, de Carmen Sylvia Alves de Vasconcelos; “O mar sou eu”, de Jean Soares de Freitas; “Acme”, de José de Souza Xavier; “Di-eu e outros poemas anti-quadros”, de André Luiz de Freitas, e “Inventário do cotidiano”, de Laércio Bezerra de Melo. O concurso de poesia Othoniel Menezes recebeu 30 trabalhos inscritos. A comissão julgadora foi composta por João Batista Neto, Paulo de Tarso Melo e Sanderson Negreiros.

Arte em Pipa
“Pipa, uma janela para o mundo” com esse titulo, a comunidade reunida em parceria com o poder público, abraça a causa ecológica e expressa sua arte através de painéis que estão sendo pintados nos muros das duas descidas para o Largo de São Sebastião, na praia da Pipa. São aproximadamente 600 metros quadrados de pinturas em várias técnicas, tais como: acrílico, látex, aerografia, carvão etc. Com previsão para terminar em torno do dia 20 de março, quando os painéis estarão prontos para o deleite da população e dos visitantes.

Cascudo: O Olhar do Etnógrafo
Foi aberta ontem, no museu Câmara Cascudo, a exposição "Cascudo: o olhar do etnógrafo". A iniciativa é fruto de projeto da UFRN em parceria com o Museu, colégio CEI, Núcleo Câmara Cascudo de Estudos Norte-Rio-Grandenses (NCCEN), Memorial Câmara Cascudo e CEFET-RN. A exposição ficará até o dia 06 de abril no Museu. O projeto apresenta um aspecto a ser explorado do célebre historiador folclorista potiguar: a etnografia cascudiana.O horário de visitação será de terça a sexta, das 8 às 17h; sábado e domingo das, 13 às 17h. Outras informações no telefone/fax : (84) 3215-3175 ou no site http://www.cchla.ufrn.br/tapera

Dia da Mulher tem comemoração em Natal
Cinco mulheres norte-rio-grandense serão homenageadas pela Prefeitura do Natal com a Medalha Honra ao Mérito Nísia Floresta. A homenagem vai acontecer na próxima sexta-feira, 7, véspera do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de Março. A solenidade vai acontecer a partir das 9h da manhã, no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão. A medalha Nísia Floresta foi instituída pelo Decreto 4.071, de 9 de março de 1990, destinada a instituir um prêmio simbólico às mulheres que pela sua obra ou atividade tenham contribuído para o desenvolvimento da cidade ou tenham se destacado em ações de interesse social. Neste ano, a mulheres homenageadas são: Bernadete Araújo Costa, liderança comunitária da Cidade da Esperança, pioneira no movimento de criação dos clubes de mães no ano de l969; Analba Brazão Teixeira, militante do movimento feminista e coordenadora do Coletivo Leila Diniz; Maria Virgínia Ferreira Lopes, economista e atual Secretária Municipal de Planejamento, Orçamento e Finanças; Hemenergilda Isabel de Moura, escritora, contista, cronista, poetisa, trovadora e compositora e, Amélia Gomes Reginaldo (In Memória), mossoroense, líder estudantil e revolucionária.

Pescador é vítima da ação truculenta do Ibama
Na última semana, a Rede Globo de Televisão mostrou uma excelente matéria sobre a reserva da Mata Estrela e a Lagoa da Araraquara (também conhecida como da Coca Cola). E apresentou um nativo que era um exemplo de conservação da natureza. Ele antes era pescador de tartarugas e passou a ser defensor dos animais marinhos. A sua dedicação foi tão grande que ele resolveu montar, em palhas de coqueiro, uma barraquinha em que apresentava as peças de animais marinhos mortos, dentre eles o esqueleto de um golfinho. João Maria foi mostrado como exemplo. Mas pagou o preço dos dois minutos da fama. Após a reportagem, uma equipe do Ibama foi lá e, por incrível que pareça recolheu todo o "museu" a beira mar, pois a construção estava em área de preservação ambiental e poderia incentivar a proliferação de barraqueiros e ambulantes, já que os turistas passariam a visitar o museu de João Maria. O assunto foi denunciado na reunião do Pólo Costa das Dunas e causou surpresa e revolta.

Nenhum comentário: